Brasil,

Como manter uma rotina pode ajudar a saúde mental

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Quadros de ansiedade e insônia podem aparecer e se agravar

Em tempos de pandemia, as rotinas anteriores ao surgimento do vírus no país estão, temporariamente, suspensas para a maioria das pessoas. Com as aulas suspensas ou remanejadas para o sistema online, com a adoção do home office e com o fechamento do comércio não essencial, as pessoas passam a ficar em casa, cumprindo quarentena.

Desta forma, os horários em que as coisas normalmente eram realizadas é alterado ou a tarefa é suprimida da lista de atividades do dia. Para o professor e psicanalista Christian Ingo Lenz Dunker, do Instituto de Psicologia da USP, mesmo em momentos de crise, é preciso que as pessoas reorganizem suas rotinas para ajudar a focar e a suportar esse momento.

“Um dos primeiros efeitos da quarentena é a desorientação atencional. A pessoa se sente mais confusa, menos concentrada, muito mais cansada. Ela pensa que vai trabalhar em casa e vai conseguir descansar, mas não é isso o que acontece, porque uma série de apaziguadores que nós temos no trabalho, como a pausa para o cafezinho ou a conversa com os colegas, são suspensos”, aponta o psicanalista.

De acordo com Dunker, o período pode desencadear efeitos diferentes em dois tipos de pessoas: as que não possuem histórico de ansiedade, mas passarão a ser ansiosos e apresentar quadros de insônia, irritabilidade e confusão; e as pessoas que terão as dificuldades e fragilidades intensificadas, devido à quarentena.

Para tentar prevenir esses efeitos, é importante adaptar a rotina ao momento vivido. Assim, é necessário definir uma hora para desempenhar cada atividade do dia, como para acordar, trabalhar, respeitando a carga horária e realizando as pausas de almoço e café. Quanto à alimentação, o ideal é tentar fazer as refeições com comida saudável, já que ela ajuda a aumentar a imunidade e dá mais disposição ao longo do dia.

Outra coisa essencial é cuidar da higiene do corpo e da casa. Além disso, práticas de meditação e atendimentos psicológicos online, autorizados pelo Conselho Regional de Psicologia, ajudam no tratamento e na prevenção de ansiedade e depressão. Há outras formas de aliviar a mente da situação atual, como a leitura, que exige que o foco da pessoa esteja exclusivamente no livro e no desenrolar da história. Assim, o leitor descansa a mente por não estar preocupado em produzir algo e fica longe de telas de celular e computador.

Atividades como jardinagem, cuidar de animais e crianças, arrumar os armários e trocar os móveis de lugar também podem ajudar a concentrar a mente em outras coisas que não sejam a pandemia.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS