Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Local é conhecido por hospedar muitos europeus, principalmente italianos

A Mooca é um dos bairros mais tradicionais e conhecidos da cidade de São Paulo, e sua história está atrelada aos imigrantes, que vieram de diversas localidades da Europa, principalmente da Itália. O local é marcado pelos galpões e fábricas, como na foto acima, que mostra a antiga fábrica da cervejaria Antarctica.

As indústrias que utilizavam o transporte ferroviário para escoamento da produção passaram a se instalar nos arredores. Os operários também moravam no local, pois era mais fácil de se locomover. No local, existiam empresas de diversos ramos, porém a maioria produzia sacas para embrulho de café.

Confira a cronologia do bairro

O bairro passou por diversas modificações ao longo dos anos. Confira algumas:

1556

- É construída a ponte sobre o rio Tamanduateí e surgem os primeiros habitantes da região.

1867

- A estrada de ferro São Paulo Railway, ligando Santos a Jundiaí e passando pela Mooca, entra em funcionamento. Fato importantíssimo, pois as sacas de café passavam por ali.

1876

- Rafael Aguiar Paes de Barros, fazendeiro e empresário, inaugura o Hipódromo Paulistano (atual Jockey Club).

1877

- Inicia-se a operação da linha de bonde de tração animal no trajeto Centro-Mooca.

1892

- Henrique Stupakoff cria a Cervejaria Bavária, comprada pela Companhia Antarctica Paulista.

1914

- É inaugurada a Paróquia de San Gennaro, localizada ao lado da Avenida Almirante Machado.

1917

- A paralisação iniciada por operários do Cotonifício Crespi avança pelo país, resultando na primeira greve geral do Brasil.

1924

- É criado o Juventus, na Rua Javari, pelos empregados do Cotonifício.

1946

- A São Paulo Railway deixa de operar. É o início do processo de esvaziamento do bairro como polo industrial.

1963

- O Cotonifício Crespi, uma das maiores fábricas do bairro, encerra as atividades.

1993

- A antiga sede da Hospedaria do Brás é transformada no Museu da Imigração, local visitado por milhares de pessoas todos os anos.

Origem do nome

A palavra Mooca é a mescla de dois termos em Tupi-Guarani, porque "moo" significa fazer e "oca", casas. Logo, essa combinação é "fazer casas". Outras teorias dizem que pode significar "casa aparente".

Bairro moderno

Nos dias de hoje, a Mooca mantém as tradições locais, mas com diversas mudanças. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o local tem uma população de 308.161 habitantes, e a região possui boa oferta de infraestrutura como escolas, creches e hospitais e áreas de lazer. Esse é o lugar ideal para quem procura um apartamento para alugar na Mooca.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: