Brasil,

80% das mulheres brasileiras sofrem com a TPM

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Há, pelo menos, 150 efeitos colaterais que aparecem antes da menstruação

De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das mulheres brasileiras sofrem com a Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM. Ela acontece todos os meses cerca de 10 dias antes da menstruação e traz um conjunto de sintomas como alteração de humor, ansiedade, inchaço, depressão, insônia, dor de cabeça e compulsão alimentar, entre outros.

Esse período está relacionado à queda da produção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona. Durante esses dias, a serotonina, hormônio responsável pelo humor das pessoas, também é minimizada no corpo feminino. Sendo assim, é mais fácil que as mulheres apresentem um quadro semelhante a uma depressão atípica.

Como são mais de 150 efeitos colaterais diferentes, nem todas sentem os mesmos sintomas. Os efeitos que aparecem em cada uma são definidos a partir da genética que a mulher carrega.

A medicina, inclusive, caracteriza a TPM em cinco tipos diferentes. Veja abaixo:

TPM A: esse tipo é relacionado com a ansiedade e traz sintomas como irritabilidade, dificuldade de dormir e ansiedade.

TPM C: relacionada com a compulsão alimentar, os sintomas mais comuns são: dores de cabeça, compulsão por doces ou salgados e vontade de comer comidas diferentes.

TPM D: geralmente relacionada a sintomas depressivos, como raiva sem motivo, estresse e falta de concentração.

TPM H: é referente a retenção de líquido e tem efeitos como ganho de peso, inchaço abdominal e sensibilidade nas mamas.

TPM O: essa não está direcionada a um efeito colateral único, e sim aos sintomas restantes, como náuseas, acne, cólicas e sudorese.

Como diminuir os efeitos da TPM

Há algumas atividades que podem amenizar os sintomas desse período. Praticar atividades físicas pode ajudar a diminuir a tensão e a ansiedade, já que, quando realizadas, liberam serotonina e endorfina pelo corpo, que também resolvem o problema da má circulação.

Uma dieta saudável também pode ser o caminho. Manter uma alimentação rica em peixes, frutas e verduras irá equilibrar os níveis de vitaminas e minerais de que o corpo precisa e, consequentemente, os inchaços irão diminuir. Sendo assim, evitar alimentos enlatados, embutidos e salgados complementa a rotina e diminui os sintomas, já que essas comidas potencializam o mal-estar sentido.

Além disso, beber muita água é essencial para atenuar os sintomas. O líquido faz os rins trabalharem e jogarem fora o sal presente no corpo. Essa é a forma mais eficaz de não ter retenção de líquido.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS