Brasil,

5 dicas para aproveitar o Carnaval com segurança

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Grandes aglomerações de pessoas podem ser perigosas

Os dias oficiais do Carnaval 2020 estão chegando, e as listas com as datas dos bloquinhos já estão sendo divulgadas. Eles serão de 21 de fevereiro a 26 fevereiro, porém, em algumas cidades, os dias de festa já começaram.

Apenas na cidade de São Paulo são esperadas por volta de 15 milhões de pessoas entre os dias 15, quando o pré-Carnaval tem início, e 1° de março, último dia com blocos marcados. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, serão 796 blocos em 861 desfiles pelas ruas da capital paulista.

No meio de tanta gente, é preciso ficar atento para não ter surpresas desagradáveis. Os índices de roubo no Carnaval são altos. Apenas em São Paulo, 5.471 ocorrências de roubo e furto de celulares foram registradas entre 1º e 6 de março de 2019.

No total, foram 3.834 boletins de ocorrência por furto e 1.637 por roubo de aparelhos. No entanto, o número representa uma queda de 12% em relação ao ano anterior, que registou 5.767 registros entre roubos e furtos, sendo 3.942 do primeiro e 1.825 do segundo crime. Esses dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), por meio da Operação Carnaval Mais Seguro, realizada pela Polícia Militar e pela Polícia Civil.

Veja cinco dicas para aproveitar o Carnaval com segurança:

Ande em grupo

Durante o Carnaval, é mais seguro andar em grupo do que sozinho. Por isso, o ideal é encontrar os amigos antes de chegar aos blocos, já que é difícil achar as pessoas em meio a tantas outras nas estações mais próximas aos blocos.

Leve seus pertences em segurança

É importante levar apenas o necessário para aproveitar a festa com segurança. Celular, documento de identificação, carteirinha do plano de saúde (se tiver), cartão e dinheiro podem ser levados em segurança em uma bolsa, doleira ou pochete.

Ainda que eles estejam guardados, prestar atenção o tempo inteiro é o ideal, já que alguém pode tentar abrir e pegar algo de dentro.

Cuidado ao usar cartões

Em 2019, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disponibilizou em seu site uma série de dicas sobre a troca de cartões. Basicamente, as pessoas se aproveitam das aglomerações e dos momentos de distração do dono para que ele insira, por engano, a senha no local destinado ao valor. Assim, o golpista troca rapidamente o cartão da vítima por um semelhante, geralmente do mesmo banco.

A troca só é percebida muito depois, em uma nova tentativa de compra. Para se proteger, usar apenas dinheiro é uma solução. Se não for possível, fique atento ao cartão, sem perdê-lo de vista, e cheque se é realmente o seu no momento em que recebê-lo de volta. Ao digitar a senha, os números não devem aparecer na tela da maquininha e, para não pagar a mais por algo, confira sempre o valor.

Evite aceitar coisas de desconhecidos

Aceitar bebidas e comidas de estranhos pode ser perigoso. O ideal é comprar os próprios itens de consumo.

Fique longe das grandes aglomerações

Os momentos de grandes aglomerações podem ser propícios para roubos e furtos não serem percebidos no meio dos tumultos. Procurar um lugar mais tranquilo e afastado das multidões pode ser mais seguro do que ficar no meio de milhares de pessoas.

Em caso de furto ou roubo, é importante fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS