Brasil,

Qual a idade certa para matricular a criança na academia?

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Musculação pode auxiliar ou prejudicar o desenvolvimento infantil? Tudo depende da forma como será realizada

As atividades físicas são importantes em qualquer fase da vida - inclusive na infância. Elas trabalham o desenvolvimento cognitivo e motor, colaborando para um crescimento saudável e funcionamento adequado do organismo. Jogos, brincadeiras na rua, caminhadas, corridas, aulas de natação e práticas esportivas são alguns dos exercícios que fortalecem músculos e ossos. A dúvida dos pais, normalmente, é com matricular a criança na academia.

Já é consenso a importância de estimular as aptidões físicas na infância, para dessa forma influenciar um estilo de vida saudável, que contemple também uma alimentação equilibrada. Esses aspectos são importantes para combater também a obesidade infantil, um dos principais problemas de saúde pública do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os últimos estudos sobre o tema mostram que os exercícios de fortalecimento e resistência, incluindo a musculação, podem ser benéficos para as crianças e adolescentes. Entre os benefícios observados estão desenvolvimento corporal, equilíbrio, controle do peso, ganho de massa óssea, aumento da força muscular e maior flexibilidade. Mas isso, evidente, demanda acompanhamento e algumas precauções.

Atividades moderadas a vigorosas são indicadas pelo menos durante 60 minutos ao dia. Entram nessa lista andar, caminhar, correr, saltar, nadar, praticar artes marciais. A musculação, por sua vez, pode ser considerada a partir dos seis anos de idade. Mas é claro que tudo depende de uma rigorosa avaliação com um médico e com um profissional de educação física.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva diz que as crianças e adolescentes devem fazer atividades de força e resistência para os principais grupos musculares pelo menos três vezes na semana, sempre com um dia intervalo para descanso. O treinamento deve durar cerca de 50 minutos e deve ser composto por duas a quatro séries de exercícios, com oito a 15 repetições com carga moderada. O foco deve ser no aperfeiçoamento do movimento e não em ficar forte.

Mas existem alguns alertas importantes. Exercícios extenuantes podem provocar o efeito reverso e prejudicar o desenvolvimento da criança. É por este motivo que a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que os meninos antes do estirão do crescimento e meninas antes da primeira menstruação não pratiquem exercícios na academia (sobretudo musculação) sem supervisão.

Em suma, o ideal é sempre consultar o pediatra para saber se é um momento propício para iniciar as atividades na academia. Se a resposta for sim, procurar por supervisão simultânea durante a realização dos exercícios. Para diminuir o risco de lesões em atividades aeróbicas, também vale cogitar a compra de um tênis nike infantil adequado para a atividade.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS