Veículos utilitários recebem célula de hidrogênio com autonomia de 350 quilômetros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I

Com os novos lançamentos, Renault expande a linha de automóveis elétricos

O início do 2020 será um marco na evolução tecnológica da indústria de automóveis. A Renault já anunciou o lançamento na Europa de novos veículos utilitários elétricos com células de hidrogênio capazes de garantir uma autonomia de mais de 350 quilômetros.

O dispositivo está disponível desde o final deste ano para o modelo Kangoo e, no primeiro trimestre de 2020, para o Master, ambos na França. De acordo com a montadora, os modelos ganham autonomia, enquanto o tempo de recarga varia de cinco a dez minutos.

A tecnologia está sendo testada pela montadora desde 2014 e foi desenvolvida em parceria com a Symbio, subsidiária do Grupo Michelin. Segundo informações da fábrica, a eletricidade que alimenta o motor é produzida a partir da combinação do hidrogênio dos tanques com o oxigênio.

De acordo a empresa, a nova tecnologia tem como objetivo atender uma faixa de consumidores que buscam veículos elétricos para longas distâncias.

Com as alterações, o Renault Master Z.E Hydrogen vai passar de 120 km para 350 km; ou seja, triplicar a autonomia. O modelo é oferecido nas versões furgão e chassi-cabine, totalizando quatro opções. O veículo é equipado com dois tanques de hidrogênio sob a carroceria, eles pesam 200 kg cada, mas não reduzem o volume de carga, que continuam de 10,8 m3 a 20 m3, dependendo da versão.

O ganho na autonomia do Kangoo Z.E. Hydrogen com a nova tecnologia será de 130 quilômetros, saltando de 230 quilômetros para 370 km quilômetros. O modelo também comportará um volume de carga de 3,9 metros cúbicos, que representam um aumento de 110 quilos a mais. O preço de venda do veículo será em torno de € 48.300, sem impostos, incluindo a bateria.

Em declarações à imprensa, o diretor da divisão de veículos utilitários da Aliança Renault-Nissan, Denis Le Vot, afirmou que, com os lançamentos, a montadora completa a linha de veículos utilitários elétricos. “A nova tecnologia trará aos toda a autonomia necessária para as viagens de longa distância, incluindo um tempo recorde de recarga. Entre os benefícios, destacam-se o uso de uma energia mais descarbonizada, respeitando o meio ambiente, e o conforto para o usuário de condução da motorização elétrica”.

À partir de janeiro de 202, todos os proprietários de veículos no Brasil, independente do modelo e da tecnologia de combustível, devem ficar atentos aos tradicionais impostos para não ficar inadimplente e ter, dependendo do caso, o automóvel apreendido. Por isso, sempre é bom consultar IPVA e demais débitos do carro.