Descubra a diferença entre granilite, marmorite e terrazzo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Entenda a diferença entre esses clássicos da decoração e saiba como usá-los para deixar seus ambientes mais elegantes

Tendência na decoração durante os anos 80, os revestimentos granilite, marmorite e terrazzo estão voltando para dar um charme especial para casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais.

Mas é importante entender as diferenças entre esses tipos de revestimento para saber qual é a melhor opção para a sua obra.

Primeiramente, é válido pensar nos nomes. O terrazzo significa o mesmo revestimento que o granilite. A diferença está apenas no nome: terrazzo é a versão estrangeira, mas alguns arquitetos brasileiros acabam usando a palavra para se referir ao revestimento aqui no Brasil.

Produzido a partir de uma mistura entre o cimento comum ou branco com areia e água, o granilite consegue seu efeito a partir da adição de diferentes pedras com variados tamanhos, como quartzo, granito, mármore e outros minerais. Em alguns casos, até mesmo o vidro pode ser usado em sua confecção.

Ele possui texturas e cores variadas, podendo ser encontrado tanto em uma versão mais polida, que é mais indicada para os ambientes internos, quanto na versão fulgê ou lavado, em que as irregularidades são mantidas, trazendo uma propriedade antiderrapante graças à superfície áspera, que se torna ideal para áreas externas, escadas e rampas.

Enquanto o granilite leva a mistura de diferentes pedras, o Marmorite tem em sua composição apenas o mármore – em pó ou a partir de fragmentos.

O principal benefício de usar essas opções é a durabilidade: enquanto o mármore é poroso, exigindo mais cuidados para que se mantenha bonito por mais tempo, a mistura desses minerais com o cimento traz mais resistência à sua obra.

Como usar esses revestimentos hoje em dia

A escolha entre o granilite e o marmorite fica totalmente nas mãos do proprietário, pois eles podem dar efeitos bem similares. Por conta de o granilite permitir uma mistura maior de componentes, ele tem um preço mais econômico, sendo ideal para revestir grandes espaços.

Por serem mais resistentes, eles só podem ser cortados com equipamentos apropriados, como a serra mármore Makita ou similares.

Uma diferença de sua utilização no passado, tanto o marmorite quanto o granilite atualmente podem receber uma camada de resina, que impermeabiliza e aumenta ainda mais durabilidade sem manutenção.

Dentro de casa, as duas opções podem ser usadas nas bancadas da cozinha ou do banheiro. Se quiser usá-las no chão, é preciso tomar cuidado para não escorregar, principalmente em ambientes mais úmidos.