Saiba quanto vale o carro ofertado na troca por outro modelo na concessionária

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Nova tabela é mais fidedigna quanto aos preços cobrados pelas concessionárias em cada estado

Vender um carro usado nem sempre é uma tarefa fácil. Além dos trâmites burocráticos, o consumidor precisa lidar com a desvalorização do veículo - em verdade, a queda do preço acontece já quando o automóvel sai da concessionária e se acentua conforme o tempo passa. A principal referência do mercado é a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com o preço médio adotado pelo mercado.

Mas o problema é que nem sempre esse é o valor adotado pelas concessionárias quando o consumidor pretende fazer uma troca de automóvel. Com o objetivo de representar de forma mais fidedigna o valor dos veículos seminovos e usados, surgiu a tabela Tabela Auto, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Ela considera os preços de compra dos veículos pelas concessionárias parceiras da plataforma Auto Avaliar, abrangendo cerca de 70% do mercado.

Os preços são mostrados de forma regional e o consumidor consegue verificar os valores mínimos, médios e máximos por cada estado. De acordo com a plataforma, Cerca de 15 mil veículos por mês são vendidos para as concessionárias pelo sistema. Assim, a tabela reflete os valores que realmente foram pagos. A diferença para a tabela flipe é que no segundo caso os preços médios são exibidos com base em uma amostra de valores de venda divulgados em anúncios no mercado.

No caso da tabela auto, a vantagem é ter valores atualizados e regionais, uma grande demanda do mercado, visto que os preços variam muito de acordo com a localidade. Em estados como o Rio de Janeiro, por exemplo, a desvalorização pode ser extremamente acentuada -- desgastes causados pela maresia, trânsito e condições de uso são alguns dos fatores que contribuem para este cenário.

Atualmente, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) conversa com a Fipe para reajustar os dados na tabela, devido à distorção dos valores de cada estado. Cabe dizer, no entanto, que essa é só mais uma opção para se avaliar o veículo. A tabela Fipe é útil e quanto mais ferramentas, melhor para o consumidor. Além do serviço em parceria com a FGV, também há inúmeros serviços na web para quem possui um automóvel, como, por exemplo, licenciamento online, consultas de débitos, entre outros.

A nova tabela autoavaliar pode ser acessada por meio do endereço tabela.autoavaliar.com.br. O foco é nos preços cobrados pelas concessionárias. Se o carro tem menos de 15 mil Km rodados por ano, está com as revisões em dia, nunca bateu, não tem arranhões e está em bom estado de conservação, o preço deve estar entre o médio e o máximo. Se o carro já teve problemas e tem muita quilometragem, o valor pode estar mais próxima do preço mínimo.

Para quem deseja vender um veículo por contra própria e não em concessionária, essa não é a melhor tabela. Neste caso, a tabela Fipe continua sendo a mais recomendada, já que possui os preços nacionais. Para acessá-la, visite o site veiculos.fipe.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS