Venezuelano ganha concurso de reconstrução de Notre Dame

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Ícone da arquitetura gótica é repaginado em projeto vencedor

A capital francesa estampou as manchetes mundiais devido ao incêndio na Catedral de Notre Dame, uma das mais visitadas em todo o mundo.

Todos os anos, milhares de turistas viajam a Europa, pensando em incluir essa grande atração arquitetônica em seus roteiros. No entanto, a previsão é que a Catedral se mantenha fechada por mais um tempo até que as obras de restauração da igreja estejam concluídas.

O site Freelancer.com lançou um concurso para arquitetos e designers apresentarem um projeto de restauração do ícone da arquitetura gótica europeia. Entre competidores da Europa, Estados Unidos e outros países, o vencedor foi o venezuelano radicado na Colômbia, Leonardo Nepa.

O arquiteto possui mais de 17 anos de experiência no setor de design de interiores. Para redesenhar a construção declarada patrimônio da humanidade, Nepa utilizou painéis solares transparentes. Segundo ele, o conceito do desenho para o teto foi manter a forma e a escala originais, porém dar um novo enfoque, com materiais diferentes e mais modernos, assim como tecnologias de ponta.

O projeto traria mais economia para a catedral e para o mundo, pois os painéis solares seriam capazes de gerar energia solar para que a construção fosse abastecida, além de iluminar a região ao redor. O desenho de Nepa também incluía a possibilidade de coletar a água da chuva para reutilizá-la na limpeza ou em outras atividades.

Além disso, as alterações feitas em relação à construção original permitiriam a entrada de mais luz natural, ainda que de uma forma controlada. A instalação do teto também permitiria controlar as sombras durante o verão e o aquecimento durante o inverno, através de pequenas aberturas para a passagem do ar.

O concurso não é oficial e o projeto não deverá ser aproveitado na reconstrução da catedral, apesar de ser um importante modelo para repensar a arquitetura.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS