União Europeia aprova exigência de nova documentação para turistas de 60 países; Brasil está na lista

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Determinação entra em vigor em 2021

Brasileiros e turistas de outras 60 diferentes nacionalidades terão uma nova exigência para entrar em países da União Europeia a partir de 2021. A nova documentação foi aprovada pelo parlamento e conselho europeu. Chamado de Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem (Etias, na sigla em inglês), ele deverá ser processado eletronicamente pelos viajantes. O bloco nega que seja uma espécie de visto.

O documento vale para membros do espaço Schengen, que inclui 26 países entre os destinos mais populares da Europa, como França, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica e Grécia. Além do Brasil, outros 14 países da América Latina precisarão emitir a documentação. O Reino Unido, por enquanto, continua a fazer parte do bloco, mas não está incluído nessa determinação.

Antes de viajar à Europa, os turistas terão de preencher um formulário com dados pessoais, informações do documento de viagem e o país para o qual pretendem viajar. A autorização será válida por três anos e custará 7 euros -- exceto para menores de 18 anos e maiores de 70, com emissão gratuita.

De acordo com a Comissão Europeia, a documentação visa "melhorar a segurança interna, prevenir a imigração ilegal, proteger a saúde pública e reduzir os atrasos nas fronteiras". O objetivo é comparar os dados fornecidos pelos viajantes com a base de informações europeia.

Os pedidos serão avaliados de forma automática pelo sistema. A maioria deve ser aprovada; caso haja alguma informação relevante e que atente contra a segurança de um país, o pedido será processado manualmente e a autorização ou recusa deve ocorrer dentro de quatro semanas. Quem for reprovado tem direito a receber uma justificativa e poderá recorrer.

Além do Brasil, outros países da América Latina precisarão emitir o pedido de autorização. São eles: Argentina, El Salvador, Panamá, Guatemala, Paraguai, Chile, Honduras, Peru, Colômbia, México, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua e Venezuela. O documento não substitui outros documentos necessários para uma viagem internacional, tais como passaporte, seguro-saúde, carteira de motorista (para quem vai alugar carro), entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS