Brasil,

Produtores de vinhos adotam medidas sustentáveis e ecológicas para ampliar negócios no Brasil e no mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Produtos feitos a partir de uva orgânica representa 2,8% do mercado e tiveram uma expansão de 20% nos últimos cinco anos

O onda do consumo consciente, com apelo ao mote de vida e alimentação mais saudáveis, já colocou nas prateleiras diversos produtos. Agora são os vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais que ganham espaço no paladar, no bolso e carrinho de compras do consumidor.

Trata-se de uma tendência mundial de crescimento em todo o setor de alimentos artesanais e orgânicos. Segundo dados da empresa de pesquisa Wine Intelligence, o mercado de vinhos feitos a partir de uva orgânica representa 2,8% do total e teve umA expansão de 20% nos últimos cinco anos.

As opções são variadas e estão disponíveis em lojas especializadas, cartas de restaurantes e também para a casa dos próprios consumidores. As classificações são diferentes das tradicionais. Os produtores acreditam que as bebidas biodinâmicas e naturais têm tudo para crescer no mercado, já que também têm menor impacto ambiental e ainda oferecerem maior autenticidade à bebida.

Publicações especializadas em enologia no setor afirmam que trata-se de um desafio reconhecer as diferenças da bebida logo no primeiro gole, sendo possível somente identificar uma ‘evolução’ no sabor, comparando um mesmo vinho que era elaborado sem essas práticas com outro que passou a ser orgânico.

Um produto é orgânico quando o agricultor utiliza a­pe­nas insumos naturais para comba­ter as pragas, ou seja, não há o uso de pes­ticidas, fertilizantes e nem outros componentes químicos. De acordo com os fabricantes desses tipos de vinhos, com o solo limpo, as videiras crescem sem a intoxicação de fungicidas, acompanhando o fruto até o processamento. Vale lembrar que existem algumas permissões em relação ao uso de antifúngico, conservantes e adição de leveduras específicas no processo de fabricação.

No Brasil, as bebidas devem ter o selo “Produto Orgânico Brasil”. Nesse caso, uma certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) atesta que o produto obedece às normas da produção orgânica. Em geral a bebida é menos transparente, por ter sido menos manipulada, o que, de acordo com a maioria dos enólogos, representa mais fielmente o seu terroir.

Nicho de mercado - Alinhados com a tendência mundial de consumir produtos com a lógica da segurança alimentar, a Wine South America 2019, principal evento do setor na América Latina, que acontece entre 25 e 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, terá uma área exclusiva para esses produtores este ano. “Pela primeira vez, teremos um salão dedicado ao tema e que, até o momento, tem quatro vinícolas do Sul confirmadas. Investimos nisso porque é um setor cujo comprador tem demandado bastante”, garante o diretor do evento, Marcos Milanez.

Preço - O valor dos vinhos orgânicos e biodinâmicos chega a ser até 15% mais caro em relação aos rótulos comuns, porque esse tipo de cultivo é mais custoso, além de restrições dentro da vinícola e, principalmente, pela capacidade de produção.

O vinho orgânico não é a mesma coisa o que vegano, pois o primeiro tem atenção com a uva e, quando ela está para se tornar vinho, pode ser clarificada com o uso de uma proteína, que pode ser de origem vegetal ou animal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo