Crianças devem ficar descalças ou com calçado adequado?

(Crédito: divulgação) (Crédito: divulgação)

Dúvida é constante entre os pais e há aspectos importantes a serem analisados em cada etapa da vida do bebê

A chegada de um bebê muda tudo. Os aspectos mais simples da vida cotidiana passam a ser observados com muito mais cuidado quando há uma criança pequena em cena. Logo após as primeiras palavras, os primeiros passos são os mais aguardados, e sobre esse início do caminhar, muitos pais apresentam dúvidas.

Entre as questões mais comuns, se destaca: crianças podem andar descalças ou quanto antes se acostumarem com um sapato melhor? A resposta para essa dúvida pode parecer simples, mas não é. Embora os modelos de sapatos infantis sejam especialmente desenvolvidos para proteger os pés de atritos e irregularidades do solo, andar descalço é fundamental para o próprio desenvolvimento da criança.

Especialistas apontam que uma criança pequena que está começando a andar, quando descalça, tende a olhar para cima. Já quando calcada, a tendência é olhar para os sapatos. Isso acontece por dois motivos: o sapato chama a atenção da criança e ainda agrega ações sensoriais aos pezinhos. Outro ponto que vale a pena ser considerado também é a criação de agilidade e firmeza nos pés, tornozelos, joelhos, pernas, quadris e músculos dos glúteos quando os pés estão diretamente em contato com o chão. Tudo isso significa que, no início do caminhar, deixar a criança descalça é o mais indicado.

Por outro lado, quando a criança já está caminhando para ambientes fora de casa, em terrenos que apresentam maiores riscos, introduzir os primeiros sapatos é essencial. Hoje, o mercado de calçados infantis oferece modelos específicos para atender às características das crianças, além de ofertar calçados cada vez mais bonitos, como os tênis Nike infantil, adidas infantil com velcro e outros.

Mas também é interessante observar o tamanho do calçado para o pezinho da criança, de forma que ela se sinta confortável e segura para caminhar. Solados flexíveis, como os encontrados nos modelos de mocassins, por exemplo, são ótimos para começar a andar; já a ventilação e o conforto dos tênis também devem ser considerados. No entanto, solas emborrachadas que podem levar a criança a escorregar devem ser evitadas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o momento ideal de introduzir os calçados às crianças, observe o desenvolvimento dos primeiros passos, priorize o fortalecimento dos tornozelos e pés e, em seguida, opte pelos calçados perfeitos para atender ao seu pequeno.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS