Brasil,

Saiba como a tecnologia pode ajudar o trabalho de gestão de frotas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I
  • Imprimir

(Crédito: Divulgação) (Crédito: Divulgação)

Softwares otimizam processo e reduzem custos desnecessários

Uma empresa possui diversos desafios operacionais relacionados com a entrega dos produtos e de serviços. Para aquelas que possuem um setor logístico, as atividades são ainda mais complexas. Além de controlar e administrar o estoque, é necessário gerenciar os veículos disponíveis para o transporte de pessoas, equipamentos e produtos. Entretanto, essa tarefa pode ser facilitada com o uso da tecnologia.

O aumento da frota de veículos é uma necessidade crescente. De acordo com uma pesquisa feita pelo Observatório de Veículos Empresariais (OVE), em 2018, 32% das empresas pretendem aumentar o número de veículos até o final de 2019. Desses, 26% esperam um crescimento de até 20% e 5,7% desejam um acréscimo ainda maior.

Com toda essa demanda, é necessário desenvolver técnicas e metodologias próprias para cada companhia, dependendo do serviço ou produto vendido ao cliente. O mercado está aquecido por vários motivos, entre eles a proliferação de novas lojas virtuais e pelo “boom” dos serviços de delivery de diferentes tipos de produtos ao redor do país. Uma gestão de frota eficiente, portanto, é essencial para manter o setor nos trilhos.

A automação de tarefas por meio da tecnologia pode auxiliar os gestores de logística e de veículos. Já existem softwares e sistemas capazes de permitir o controle de combustível, de custos e da manutenção da frota. Com acompanhamento em tempo real de todas informações, o processo decisório é facilitado e a segurança informacional também aumenta. Como os dados são reunidos em um mesmo local, as planilhas manuais não são mais necessárias, diminuindo o risco de vazamento de dados e também de erros humanos.

Outras tecnologias também estão no radar, por exemplo o uso de internet das coisas, com equipamentos tradicionais conectados à internet e a inteligência artificial. Mas, por enquanto, elas ainda se restringem a projetos isolados e específicos, embora possam chegar ao público-alvo com grande rapidez. Para pequenos negócios, contudo, o foco deve ser em sistemas de automação para otimizar os processos de logística e de gestão de frotas.

Existem softwares acessíveis até mesmo para empresas pequenas e familiares. Por este motivo, o capital financeiro não é um impeditivo para usar a tecnologia nessas operações. Além de ter um panorama geral do gerenciamento de veículos, é possível acompanhar os motoristas em tempo real e verificar se houve algum tipo de infração ou gasto desnecessário de combustível.

A modernização facilita o controle do setor, mas também é um pilar fundamental para a redução de custos elevados ou desnecessários. Com poucos ajustes, observados por meio dos dados disponibilizados por alguma plataforma, já é possível fazer uma economia considerável de recursos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo