Caatinga abriga muitas espécies de flores exóticas

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Bioma ocupa 11% do território brasileiro e está ameaçado

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e tem características muito próprias do ambiente no qual está inserido. Ocupa 11% do território e está presente nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. Tem uma grande biodiversidade e mesmo com uma boa parte ocupada do país, ainda sofre com a invisibilidade, muito por causa da flora considerada inóspita por algumas pessoas leigas.

De fato, a Caatinga possui uma vegetação com poucas folhas e um clima semiárido, o que faz com que a flora da região seja adaptada para poucas chuvas e um ambiente extremamente seco. Apesar disso, há uma grande variedade de espécies, algumas delas até encontradas em lojas que vendem flores online. O nome Caatinga deriva do tupi-guarani e significa mata branca, pelo fato das plantas perderem as folhas durante a estação de seca para evitar a perda excessiva de água, o que estimula a coloração esbranquiçada. É apenas no inverno que as flores voltam a brotar.

O bioma tem sido alvo da ação do homem de forma intensa. Calcula-se que 40 mil km² da Caatinga já foram transformados em deserto por causa do corte da vegetação para servir como lenha e do mau manuseio do solo. A vegetação predominante é chamada de xerófila, com estrutura resistente e adaptada às condições áridas.

Os principais tipos de vegetação vistos no bioma são os arbóreos (de 8 a 12 metros de altura), os arbustivos (de 2 a 5 metros) e o herbáceo, abaixo de 2 metros de altura. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, existem 932 espécies vegetais na Caatinga, sendo 318 endêmicas, ou seja, que só ocorrem nessa região geográfica. Bromélias e cactos são as principais famílias de plantas presentes na região.

Como o clima é extremamente seco, as plantas evoluíram e se adaptaram a essas características. As folhas são miúdas, as cascas são grossas e as hastes possuem espinhos para evitar a evapotranspiração de forma acelerada. As raízes, por sua vez, possuem uma alta capacidade de reter a água, já que esse recurso é escasso. Algumas das espécies com grande capacidade de armazenamento de recursos hídricos são os mandacarus, xique-xiques, barrigudas e umbuzeiros.

A Caatinga também abriga espécies raras e de grande valor, como é o caso do ipê roxo, do cumaru e da carnaúba. Nos períodos de chuva, como já dissemos, as flores voltam a brotar. Nesse instante, surgem algumas espécies muito relevantes, como a malva, a malícia e a flor de jitirana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS