Brasil,

Saiba como é possível aliar uma dieta hipercalórica com alimentação saudável

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Suplementos hipercalóricos são comuns nos EUA como forma de unir os hábitos alimentares com a disposição física

Os nutricionistas costumam consentir que as necessidades do corpo devem ser atendidas principalmente com uma alimentação adequada, isto é, sem nenhuma suplementação. As refeições básicas precisam oferecer nutrientes vitais como vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas e gorduras, todos com seu papel específico no metabolismo humano.

Porém, alguns desses fornecem energia e calorias que colaboram na realização de trabalhos físicos e que regulam situações como aumento ou redução de peso: os carboidratos, proteínas e gorduras -- os chamados “macronutrientes”.

Para Diogo Círico, da Growth Supplements, quando há pouca ingestão desse tipo de nutrientes por parte dos indivíduos, a solução pode estar em uma espécie de suplemento: os de tipo hipercalórico, utilizados justamente para equilibrar uma dieta alimentar pobre em macronutrientes.

"Elas imaginam que estes suplementos aumentam as taxas de gorduras, mas isso só acontece, de fato, quando há um desajuste na quantidade de suplemento consumido ou dos ingredientes utilizados para sua fabricação", explica.

Os chamados hipercalóricos são uma espécie de refeição líquida que pode substituir uma refeição comum por possuir todos esses elementos. Empresas brasileiras como a Growth possuem até mais de um tipo desse suplemento, um com nutrientes de lenta digestão, e outro que fornece grande quantidade de calorias, mas que possui digestão rápida. "Tudo depende da dieta", continua.

Diogo Círico afirma que quem não tem tempo sobrando para se alimentar corretamente e ainda assim tenta aliar o cotidiano com treinos, por exemplo, deve excluir o consumo de gorduras antes do esforço físico para que a digestão seja mais rápida. Ele orienta que se consuma carboidratos com menos fibras e que sejam de fácil digestão, que são carboidratos como macarrão, pão ou arroz integrais, frutas e, na falta destes, justamente os suplementos hipercalóricos.

Normalmente, as pessoas que não consomem quantidades suficientes de calorias são afetadas por desapetite, falta de tempo para comer de forma adequada, ausência na oferta de alimentos ou impossibilidade por alguma doença.

Para essas pessoas, a primeira orientação dos nutricionistas é uma alimentação rica nos macronutrientes. "É como se a gente comparar nosso organismo a uma máquina: se ela não receber a energia suficiente, não vai funcionar do jeito esperado", afirma Diogo.

Os hipercalóricos são comuns nos Estados Unidos, onde os nutricionistas geralmente os receitam para indivíduos que não conseguem realizar refeições sólidas por causa da agenda geralmente cheia. Eles não apenas suplementam a alimentação como mantêm a energia e disposição do corpo ao longo do dia.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: