Tecnologia ajuda jovens a escolher profissão

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Plataformas virtuais ajudam o estudante a conhecer as profissões com base no interesse de cada indivíduo

Os vestibulandos passam por muitas pressões psicológicas e sociais para escolherem o destino profissional que querem para o futuro. As dúvidas são absolutamente normais e podem ser resolvidas por vários métodos. Se você é estudante do Ensino Médio e está nessa situação, fique calmo. É possível, inclusive, se informar e se conhecer melhor com a ajuda da tecnologia para decidir sobre um caminho profissional ou outro.

O teste de aptidão profissional, também conhecido como teste vocacional, é um dos métodos mais utilizados para se conhecer melhor, saber suas aptidões, interesses e objetivos para o futuro. Com base no seu perfil, esses questionários buscam encontrar aqueles cursos que são os mais próximos dos seus interesses. Na internet, você consegue encontrar vários desses questionários, distribuídos por instituições educacionais ou empresas de orientação vocacional.

Eles são ideais para quem não sabe muito bem por onde começar, já que podem te dar um norte para explorar as atuais opções do mercado. Mas, um alerta importante: eles não podem ser utilizados como fórmulas infalíveis ou salvadores da pátria. Eles não têm a função de dizer o que você deve fazer. Apenas te guiam sobre as profissões mais comuns do mercado. Muitos fatores podem interferir nessa escolha, como as atuais transformações no mundo do trabalho, a chegada maciça da inteligência artificial, sem contar o fato de que cada pessoa tem seus próprios objetivos pessoais.

O melhor caminho, portanto, é utilizá-los como ponto de partida. A partir desse momento, você pode se informar sobre outras profissões, ler notícias e artigos disponíveis na internet escritos por profissionais formados em determinada área, e até mesmo procurar vídeos no youtube sobre as principais profissões do mercado e tendências para o futuro. Para uma análise mais aprofundada, você deve procurar por um processo completo de orientação profissional.

Nesse caso, você terá uma equipe capacitada, formada por psicólogos e profissionais do mercado para orientá-lo sobre a melhor forma de escolher o próximo passo para o seu futuro profissional. Eles realizam entrevistas individuais para entender seus interesses, seu perfil comportamental, entre outros aspectos. Também podem te colocar em contato direto com quem já trabalha na área que você gostaria para entender a realidade da profissão.

A necessidade da escolha do futuro profissional fez com que surgissem plataformas especializadas nessa área de atuação. Existem até mesmo iniciativas que oferecem mentoria por whatsapp para quem quer tirar uma ideia ou projeto do papel por meio de um empreendimento, além de projetos que utilizam assistentes virtuais para ajudar o estudante a conhecer melhor as profissões, por meio de perguntas e vídeos gravados por pessoas reais e que já estão no mercado.

Independentemente do caminho que escolher, sempre se lembre de pesquisar em várias fontes de informação, conversar com pessoas próximas e com quem já está no mercado de trabalho, além de buscar uma orientação profissional de qualidade e mais aprofundada, se necessário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS