De onde vem a tradição de dar flores aos mortos?

De onde vem a tradição de dar flores aos mortos? (Crédito: divulgação)

Evidência mais recente sugere que elas foram empregadas há séculos para afastar o mau cheiro da decomposição dos corpos

O hábito de dar flores é muito simbólico em diversas culturas, seja como um rito de passagem ou para presentear aquela pessoa de que você tanto gosta. Em uma floricultura de SP e outros estados brasileiros tem de tudo: flores para representar o amor, a amizade e até mesmo para homenagear um ente querido que faleceu. Apesar disso, essa tradição não é de hoje, e sim de séculos atrás. E, ao contrário, do que se possa imaginar, não há uma relação do gesto com culturas ou religiões.

Os arqueólogos acreditam que os seres humanos decoram as sepulturas com flores há milhares de anos -- mais precisamente, há quase 14 mil anos. A descoberta mais recente da tradição foi em Israel, em um lugar chamado Raqefet Cave, com vista para a costa do Mediterrâneo. O achado foi de uma equipe de arqueólogos formada por Dani Nadel, arqueólogo da Universidade de Haifa.

Encontrou-se 29 esqueletos de crianças e adultos, sendo que quatro deles continham grandes impressões de plantas. Para determinar em que época isso aconteceu, o grupo tomou como base a datação do radiocarbono presente no revestimento de túmulos. No final, concluiu-se que a sepultura era de 11.700 a 13.700 anos atrás. O problema para saber quando o ser humano passou a se utilizar desse artifício para homenagear os mortos é que há uma escassez de evidências.

Acredita-se que os antepassados utilizavam flores para diminuir o mau cheiro ocasionado pelo processo de decomposição dos corpos. Antigamente, os seres humanos também achavam que o perfume das flores era capaz de afastar os animais responsáveis pela desintegração dos corpos. Ainda é um mistério, portanto, onde isso foi iniciado e o porquê de adotar as flores para homenagear os mortos. O que se sabe, no entanto, é do método empregado pelos egípcios para a preservação dos corpos (mumificação).

A mumificação era uma técnica muito complexa para a época. Os pobres tinham uma mumificação simplificada, enquanto os ricos gozavam de maior atenção. O processo contava com lavagem dos corpos, remoção de órgãos como o fígado, o pulmão e o cérebro e posterior utilização de uma espécie de sal durante pouco mais de um mês com o intuito de reduzir os odores.

Com o passar dos séculos, as flores ganharam outros significados e passaram a ser utilizadas em diversas situações. As rosas vermelhas, por exemplo, simbolizam o amor. Em alguns lugares ao redor do mundo, elas passaram a ter conotações diferentes, conforme a cultura de cada país.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS