Brasil,

Móveis com materiais alternativos são opção para decorar a casa com economia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I

Móveis com materiais alternativos são opção para decorar a casa com economia Crédito da Imagem: Divulgação

É normal que diversos espaços na casa fiquem vazios e que, com o tempo, as pessoas se "irritem" com eles. A psicóloga Ana Carolina Oliveira, por exemplo, conta que é comum encontrar um lugar que ainda não havia sido observado na decoração do seu apartamento, em São Paulo. "Quando isso acontece, eu não sossego enquanto não 'resolvo'".

Assim como ela, a professora Branca Ribeiro, também de São Paulo, costuma tentar "fazer" suas próprias soluções. A última que ela encontrou foi preencher toda a parede adjacente à escada de acesso aos quartos de sua casa com quadros e telas que ela mesma pintou. A ideia agora é pintar um velho aparador para colocar ao lado dos degraus. "Dá para fazer muita coisa sem precisar gastar dinheiro", sentencia.

Ana e Branca, porém, também gostam de decorar suas casas com alternativas baratas: "A casa é uma extensão da alma e revela muito da nossa personalidade", conta Ana. De fato, de quadros na parede, a plantas, ou de esculturas a obras de arte, cada pessoa tem a sua maneira de arrumar o lar, o que nem sempre é uma tarefa fácil.

Encontrar artigos certos exige paciência e muita pesquisa, pois muitas vezes são caros. Por isso uma boa ideia é sempre ficar de olho em lojas alternativas, brechós e promoções, além de locais de móveis usados que, com uma lixadeira e um verniz, deixam peças antes destruídas novamente deslumbrantes.

Alguns blogs de decoração dão dicas para mobiliar a casa, como tirar as medidas antes de comprar os móveis, usar espelhos, que tornam um ambiente visualmente mais amplo, colocar apenas um tapete em cada ambiente, para evitar a sensação de um ambiente apertado, e a escolha por cores neutras -- cinza, branco, bege e off-white são muito utilizadas.

De qualquer forma, é possível mudar o visual dos ambientes da casa sem gastar muito por isso: há desde técnicas artesanais até itens de reciclagem, mas outras coisas dependem apenas de quem mora na casa. Uma delas é criatividade: "O segredo é saber improvisar. Qualquer coisa, pensada da maneira certa, pode virar uma bela decoração. Escadas que são estantes, skates que viram prateleiras e baús são opções para substituir mesas de centro e criados-mudos", diz Branca.

"Itens como caixas, pallets e latas podem ser ótimas soluções para mobiliário. Com a sustentabilidade cada vez mais em evidência, a decoração vem ganhando novas perspectivas, permitindo reaproveitar os materiais e objetos que estão sem uso ou que o seu destino seria o lixo", completa Ana.

Para elas, três passos foram fundamentais na decoração alternativa dos seus apartamentos: o primeiro foi escolher as cores corretamente. "Elas são capazes de mudar todo o clima do interior da casa e transformar o ambiente. As cores mais escuras, por exemplo, permitem muitas combinações na parede, enquanto as mais fortes trazem um aspecto vivo", explica Ana.

O segundo é que detalhes sempre fazem diferença. "A presença de lustres, almofadas, acessórios como vasos, porta-retratos, flores, cortinas e tapetes já são suficientes para respirar novos ares. Mudar os móveis de lugar, posicionando-os de forma diferente ou colocando-os em outros cômodos são alternativas, e o melhor de tudo, sai baratinho, baratinho", continua Branca.

O terceiro e último, para elas, é abusar do verde. "Plantas e flores dão vida ao lar e fazem milagres. Não importa o tamanho, é fundamental ter algumas em diferentes partes da casa", finaliza Ana.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: