Brasil,

Meios eletrônicos de pagamentos evoluem para venda por voz

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I
  • Imprimir

Meios eletrônicos de pagamentos evoluem para venda por voz Crédito: divulgação

Tecnologia ainda enfrenta desafios técnicos em relação à privacidade e segurança do usuário

O avanço da tecnologia e da inteligência artificial pode modificar radicalmente o processo de compra dos consumidores. Os assistentes virtuais já são empregados em uma série de atividades relacionadas ao consumo, como atendimento personalizado e resolução de problemas, mas agora os chatbots chegam a um novo patamar: pagamentos por voz. toda essa inovação com o objetivo de oferecer mais praticidade e conforto ao cliente.

De acordo com o portal especializado Chatbots Life, uma das principais tendências para o ano de 2019 é a disponibilização de mais programas baseados em voz. Afinal, é muito mais cômodo realizar qualquer ação sem sequer encostar um dedo no celular. Essas ações tendem a ocorrer da maneira mais imperceptível possível, já que os assistentes virtuais utilizam linguagem humana e conseguem se comunicar de forma mais aproximadaà entonação empregada pelos humanos. Por causa disso, a era dos aplicativos pode estar com os dias contados.

Até agora, já surgiram meios de pagamento baseados na aproximação do celular com a máquina de cartão, como é o caso do Apple Pay e do Samsung Pay. Não satisfeitos com esse nível de facilidade, os desenvolvedores, bancos e comerciantes desejam que os consumidores consigam fazer esse processo apenas com a voz. Dessa forma, além de não precisar digitar qualquer senha, o usuário pode fazer a transação financeira de forma mais ágil e rápida. É o nível extremo de conveniência.

Só no Brasil, há cerca de 221 milhões de consumidores. De acordo com o Global Payments Report, 68% deles possuem acesso à internet, um dado animador para aqueles que pretendem simplificar ainda mais o processo de compra. É uma oportunidade de ouro para varejistas e comerciantes. Quem liderar esse processo sairá na frente. Essas tecnologias, ao contrário do que possa se pensar, já estão em desenvolvimento e operam com uma certa autonomia, embora com limitações.

A Amazon já oferece compras por voz, assim como o Wallmart. No segundo caso, o processo é feito por meio do assistente de voz do Google, o Google Assistant. Na China, a empresa Alibaba também já oferece uma série de comandos por voz, como atualizações de assuntos de interesse do usuário e até mesmo a possibilidade de fazer compras. Essas iniciativas, no entanto, suscitam uma série de questões e desafios relacionados com a privacidade e a segurança do usuário.

Com uma alta ocorrência de fraudes de cartões de crédito, é de se imaginar que esses sistemas podem ser burlados por pessoas má intencionadas. Ainda não é possível prever de que forma os sistemas são capazes de distinguir entre a voz do real cliente e de outra pessoa para a realização dos pagamentos, nem se a localização e a acústica interferem na autenticação da transação financeira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo