Pagamento do IPVA à vista pode ser feito entre 24 e 30 de janeiro

Pagamento do IPVA à vista pode ser feito entre 24 e 30 de janeiro Crédito: divulgação

Imposto pode ser parcelado ou pago à vista com 3% de desconto

A cota única do Imposto Sobre Propriedade de Veículo (IPVA) poderá ser paga entre os dias 24 e 30 de janeiro de 2019 no estado do Paraná. Caso opte pelo pagamento à vista, o contribuinte terá um desconto de 3% no valor final. Se, no entanto, você deseja dividir o pagamento em três parcelas, deve se atentar aos prazos determinados, para não ter inadimplências e não correr o risco de sofrer penalidades.

A primeira cota deverá ser paga entre os dias 24 e 30 de janeiro; a segunda será entre os dias 21 e 27 de fevereiro; e a terceira e última deverá ser quitada entre os dias 21 e 27 de março. Fique atento ao número da sua placa para quitar os valores.

Para verificar informações sobre a regularização do seu veículo, acesse a área de Consulta Licenciamento, disponível no site do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) ou em sites de despachantes, responsáveis por organizar toda a documentação do carro.

Aqueles que optarem pelo pagamento à vista receberão apenas uma correspondência com a guia de recolhimento para pagamento em cota única do IPVA 2019. Já quem preferir parcelar o imposto em três vezes precisa entrar no portal da Secretaria da Fazenda e imprimir as guias de recolhimento.

Se preferir, você também pode pagar o IPVA usando o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam), impresso no topo do seu CRLV (Certificado de Licenciamento do Veículo). Nesse caso, o pagamento pode ser realizado no Bradesco, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi.

O Paraná possui 4,3 milhões de veículos tributados e 2,6 milhões não tributados em 2019. A alíquota da maior parte dos veículos fica em 3,5%. Algumas categorias, no entanto, não precisam quitar o imposto. São eles: União, Estado e municípios e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano para pessoas com deficiência, veículos destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.

Se o contribuinte não pagar o IPVA, estará sujeito a algumas penalidades. O indivíduo nessa condição será inscrito no Cadin (Cadastro Informativo Estadual) e terá algumas restrições -- entre elas, o não recebimento de créditos e prêmios do programa Nota Paraná. Quem não pagar o imposto também terá multa de até 10%, com valores acrescidos de juros. Débitos do IPVA também impedem o licenciamento anual, obrigatório para trafegar nas vias públicas.

Os motoristas que trafegarem sem o licenciamento anual estão sujeitos à retenção e aplicação de multas pelas autoridades de trânsito. A inadimplência também impede a transferência do veículo para outra pessoa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS