Nível de ocupação hoteleira para o fim do ano pode chegar a 85%

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I

Nível de ocupação hoteleira para o fim do ano pode chegar a 85% Crédito: divulgação

No Rio de Janeiro, em Balneário Camboriú e Florianópolis, esse índice já é superior a 90%

Quem pretende se hospedar em algum hotel no final do ano precisa ficar alerta. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a ocupação hoteleira pode chegar a 85% na virada para 2019. Em áreas mais badaladas, como Rio de Janeiro, Balneário Camboriú e Florianópolis (SC), a ocupação já é superior a 90%. Os turistas são atraídos por causa das festas tradicionais que ocorrem em grandes cidades, como a popular queima de fogos de Copacabana.

Os dados se assemelham com o ano passado. Em 2017, a cidade do Rio de Janeiro chegou a registrar ocupação hoteleira de 80%, segundo a ABIH. Em Copacabana e no Leme, os hotéis já tinham 92% dos quartos locados para a virada. No mesmo período de 2016, a ocupação era de 64,15%. Na virada propriamente dita, o índice de ocupação beirava os 95%, mostrando o destino como um dos mais atrativos para se passar o Ano-Novo.

No ano passado, os turistas nacionais mais esperados para o Réveillon da cidade do Rio de Janeiro eram paulistas e mineiros. No âmbito internacional, argentinos e chilenos foram os que mais se sobressaíram. No Réveillon de 2017/2018, a cidade recebeu show de Anitta, Frejat, Cidade Negra e Belo. A queima de fogos foi a maior da história da cidade, com um total de 17 minutos. Ao todo, 2,4 milhões de pessoas participaram a festa, de acordo com a Riotur.

Com o alto nível de ocupação hoteleira, as imobiliárias do Rio de Janeiro se movimentam para oferecer aluguéis de casas e apartamentos para os turistas. Outra alternativa para quem quer viajar no final do ano é a popular plataforma de hospedagem Airbnb. De acordo com a empresa, mais de 150 mil hóspedes utilizaram o serviço no ano passado no Brasil.

Esse número corresponde a 105% a mais do que em 2016. No total, são cerca de R$ 85 milhões por temporada para o bolso dos anfitriões -- pessoas aptas a receber os hóspedes em sua casa ou em um imóvel disponibilizado por alguém no aplicativo.

De acordo com as estimativas da empresa, os destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros para o Ano-Novo são praianos -- com exceção à Serra Gaúcha. Os mais desejados são Florianópolis, Rio de Janeiro e Guarujá.

Quando o assunto são localidades internacionais, parece que o brasileiro busca fugir das praias. Os destinos mais desejados no exterior são Buenos Aires, na Argentina, Lisboa, em Portugal, e Kissimmee, nos Estados Unidos. Embora a capital portuguesa tenha praias, elas não são foco turístico -- muito menos no inverno.