Brasil,

Entenda a expansão do EAD no Brasil

Entenda a expansão do EAD no Brasil

Modalidade cresceu mais de três vezes de 2007 a 2017 no país

O ensino à distância (EaD) tem obtido números extremamente expressivos no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2017, o país tinha 8,3 milhões de alunos no ensino superior. Desses, 21,2% dos estudantes estavam na modalidade de ensino à distância. Em 2017, eram 7%. O número de matrículas nessa modalidade cresceu 18% de 2016 a 2017, fato esse que possibilitou um avanço no total de matrículas do ensino superior no Brasil. De 2007 a 2017, o EaD cresceu mais de três vezes.

Causas do aumento de alunos no EaD

Diversos fatores podem ser listados para o crescimento do ensino à distância no Brasil. O avanço das novas tecnologias e formatos de aula foram importantes para consolidar o modelo e se diferenciar drasticamente das aulas presenciais, com mais interatividade e ferramentas de estudo. O acesso à internet por outras camadas da população também é um fato importante que contribuiu para a ascensão das aulas virtuais.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país fechou 2016 com 64% da população com mais de 10 anos conectada à rede. Em 2013, o país ainda tinha menos da metade dos brasileiros com acesso à internet, número revertido em 2014. A tendência, portanto, é de que o número de estudantes na modalidade aumente significativamente, impulsionado pela nova geração que já nasce rodeada pela tecnologia. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a modalidade de ensino à distância superará o ensino presencial em número de matrículas em 2023.

A flexibilidade também é outro ponto alto do ensino virtual. Com aulas ministradas pela internet, o estudante não tem obrigação de estudar sempre no mesmo horário, e pode fazer seu próprio cronograma de estudos. Essa é uma vantagem sobretudo para aqueles que já trabalham. O fato de não poder sair de casa também é um fator positivo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Aliado à flexibilidade está o fato de os cursos serem mais baratos por não necessitarem de uma estrutura maior, como os cursos presenciais, o que também reflete no atual momento econômico do Brasil.

“As mensalidades dos cursos a distância são mais baixas, então existe uma migração dos cursos presenciais para os EaD. O país também vive uma crise econômica. Existe ainda uma tendência de as pessoas aceitarem mais o EaD como uma forma de capacitação, de formação profissional, e ele também é mais inclusivo, atende pessoas que já deixaram a escola há algum tempo e querem retornar aos estudos”, disse Josiane Tonelotto, professora e conselheira da Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância), ao Jornal Nexo.

Um impacto mais recente também produziu efeitos na oferta de cursos à distância. Em 24 de maio de 2017, o governo publicou um decreto para ampliar o número de polos e flexibilizar a disponibilidade do ensino à distância no país. Com isso, o Ministério da Educação observou um crescimento de 133% dos polos EAD no Brasil, com um total de 15.394 instituições registradas.

Desafios

Em alguns casos, a realização do ensino à distância é controversa. Algumas áreas possuem restrições quanto ao tipo de curso ofertado, como é o caso de algumas licenciaturas e graduações ligadas à saúde. Para minimizar esse impacto, para os cursos de licenciatura são exigidos estágio obrigatório; para cursos de saúde, o MEC obriga ter momentos presenciais para garantir a qualidade das práticas ensinadas ao decorrer da formação.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS