Nutricionista responde: por que consumir ovos e leite não substitui uso de Whey Protein

Whey oferece proteína para consumo rápido do corpo, o que pode ser fundamental para os músculos após treinos

Alimentos e suplementos alimentares são coisas que se complementam e, em uma dieta adequada, o fornecimento de energia necessária ao corpo pode ser apenas na alimentação diária ou na combinação dos dois. Por isso, como os nutricionistas exaustivamente repetem, é preciso entender que o organismo é comparável a uma máquina -- e, assim, também precisa de combustíveis.

Segundo Diogo Círico, nutricionista da Growth Supplements, o corpo humano precisa de cerca de 40 tipos de nutrientes diferentes para "funcionar" perfeitamente. Eles se encontram em uma lista gigantesca de alimentos e em doses distintas -- por isso, alguns alimentos são mais indicados do que outros. O importante, porém, é que, ao final de um dia, uma pessoa tenha consumido a quantidade que precisa de nutrientes.

"Cada alimento possui um perfil de nutrientes que pode ser encontrado na sua ingestão. como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, compostos bioativos, entre outros. A composição de cada alimento ou suplemento determina como será a digestão e o efeito de cada um deles no organismo", diz Círico.

Para o nutricionista, a resposta ao título dessa matéria só pode ser dada fazendo o seguinte comparativo: alimentos como ovo, carne, leite e seus derivados levam proteínas, vitaminas, minerais, gorduras e outros elementos ao corpo, fazendo com que a digestão seja lenta. Como suplementos contêm apenas proteínas, a digestão é muito mais rápida. É por isso que não é a mesma coisa consumir ovos e leite e Whey Protein.

"O Whey Protein, que é um componente entre vários suplementos, é uma das únicas fontes de proteína com digestão rápida. Eu diria que quase que imediata", diz o nutricionista da Growth.

O Whey, segundo ele, é importante em situações em que a pessoa precisa de nutrientes rapidamente, como o pré e o pós-treino. Nestes momentos, o corpo exige proteína de digestão momentânea porque os tecidos musculares necessitam ter suas demandas atendidas com rapidez. A elevação da concentração de aminoácidos no plasma sanguíneo é outra necessidade importante e deve ser feita antes ou depois do treino -- e ela também acontece mais rapidamente por meio do Whey.

O perfil de nutrientes do Whey Protein

O Whey Protein é a única fonte proteica do mercado que concentra elementos como beta-lactoglobulina (BLG), alfa-lactoalbumina (ALA), albumina do soro bovino (BSA), imunoglobulinas (Ig's) e glicomacropeptídeos (GMP). Eles possuem funções especiais que vão além do fornecimento de calorias e aminoácidos. "O Whey pode ser considerado uma proteína funcional, já que pode ter efeito sobre a formação de imunoglobulinas e do sistema imunológico", diz Círico.

Há outros benefícios no consumo do suplemento mais famoso entre frequentadores de academia e esportistas amadores no país: ele é uma fonte proteica riquíssima em aminoácidos de cadeia ramificada (essencial para quem pratica exercícios), influencia no processo metabólico de absorção de alguns nutrientes e é precursor da síntese de glutationa, um nutriente que é um dos maiores antioxidantes que nosso organismo pode ter.

Círico, porém, alerta: "Tudo isso não significa que os suplementos são melhores do que os alimentos. Eles devem se complementar, uma vez que nossa necessidade é de nutrientes. Caso excluíssemos os alimentos com fonte de proteína animal da dieta, estaríamos tirando algumas fontes importantes de micronutrientes do nosso corpo", finaliza.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS