Saiba como economizar água no período de estiagem

Regiões já sofrem com a falta de água

Alguns estados brasileiros já sentem os impactos do período sem chuvas. Em Santa Catarina, por exemplo, a CASAN pediu à população que faça racionamento de água. No Ceará, apesar da melhora considerável em relação a 2017 devido ao volume de chuva no mês de abril (12% acima do esperado), ainda há 63,18% de seca no território.

No Amazonas, 1,9 mil famílias foram afetadas no município de Santa Isabel do Rio Negro pela estiagem, que fez com que a Defesa civil enviasse ajuda comunitária. Em São Paulo, os meteorologistas preveem que os próximos dias chegarão a 30% de umidade do ar (metade do recomendado pela OMS).

A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda a utilização de 110 litros diários de água por pessoa. Apesar disso, no Brasil, o consumo médio do brasileiro é de 166,3 litros por habitante, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Grande parte da água perdida é por problemas de infraestrutura - cerca de 37% da água tratada é perdida por vazamentos e ligações incorretas.

Mas você também pode fazer a sua parte, evitar o desperdício e diminuir o valor da conta de água no final do mês, a começar pela lavadora de roupas. Elas são mais eficientes do que os tanquinhos, onde você precisa lavar as roupas de forma manual. Mesmo com esse aparelho, no entanto, você precisa tomar alguns cuidados. Prefira colocar as roupas na máquina de lavar quando já tiver um considerável número para aproveitar melhor toda a água e não desperdiçar

Quando a água está correndo normalmente pela torneira, chegam a ser desperdiçados até 12 mil litros por dia. Em forma de jato, pode chegar a 45 mil litros - por este motivo, evite deixar torneiras abertas enquanto escova os dentes ou na hora de fazer a barba, por exemplo. O banho também não precisa ser demorado. Poucos minutos já são o suficiente para uma higienização adequada.

As goteiras e vazamentos são um dos principais vilões do desperdício de água. Fique atento para identificar se na sua casa não há esse problema, que pode inclusive aumentar sua conta no final do mês. Outra estratégia interessante é reutilizar a água para outras atividades. Evite usar as mangueiras para lavar o quintal. Em vez disso, faça uso da água da máquina de lavar para essa finalidade. Na lavagem do carro, você também pode usar balde e panos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS