Sapucaia: a flor tipicamente nortista que faz sucesso na região

Sapucaia: a flor tipicamente nortista que faz sucesso na região

Árvore dá origem a castanhas utilizadas em diversos pratos, além de possuir uma beleza única pelo colorido das folhas

Se você for a uma floricultura em Manaus, pode ser que encontre a sapucaia, típica flor da região. Conhecida também como castanha-sapucaia e cumbuca-de-macaco, ela é proveniente da Floresta Pluvial Atlântica. A árvore pode atingir 30 metros de altura e 1 metro de diâmetro, embora a maioria atinja a metade dessas proporções.

Há controvérsias sobre o significado da palavra, mas sabe-se que sapucaia é de origem tupi. A tese mais aceita é de que o nome vem da junção de “sa”, “puca” e “ia” (olho, que se abre e cabaça, respectivamente), pelo fato de o opérculo do fruto, quando aberto, parecer um olho. A outra explicação é que o termo vem da palavra “galinha”, elemento de troca dos portugueses para a obtenção das castanhas provenientes da árvore.

Seja qual for a explicação, o fato é que a espécie faz muito sucesso na região Norte do Brasil. Seu fruto é grande, tem casca dura e dá origem a sementes oleaginosas perfeitamente comestíveis. As castanhas de sapucaia, inclusive, podem ser utilizadas com grande vantagem em receitas culinárias que a princípio são feitas com castanha-do-pará. Podem ser consumidas cruas, cozidas ou assadas, em doces e pratos salgados. Os receptáculos das amêndoas também têm grande utilidade, sendo transformados em diversos objetos, como cumbucas, pratos, potes e tudo mais que for possível.

Já no século 16, os portugueses se apaixonaram pela sapucaia. É exótica, com sementes comestíveis e muito bonita, com um perfume característico. Em geral, suas folhas são rosas quando jovens e posteriormente, verdes. Na época da floração, a sapucaia é agraciada por uma capa cor-de-rosa, que cobre toda a árvore, formando um espetáculo impressionante. As folhas novas também nascem com uma coloração rosa ou lilás.

A sapucaia floresce de setembro a outubro e frutifica durante os meses de agosto e setembro. Os frutos possuem uma rigidez, já que são espessos. Uma curiosidade interessante é que os animais responsáveis pela disseminação de castanha são os morcegos, que são atraídos pelo alimento contido nas sementes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

NEWSLETTER SEGS