Em meio a crescimento de vagas de trabalho e falta de qualificação profissional, programa oferece oportunidade de inserção no mercado de trabalho

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Lunardi
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas

Farmacêutica admitiu mais de 2.300 jovens aprendizes entre 2005 e 2023 e 35% conseguiram ser efetivados - Créditos: Divulgação Farmacêutica admitiu mais de 2.300 jovens aprendizes entre 2005 e 2023 e 35% conseguiram ser efetivados - Créditos: Divulgação

Mais de 2.300 jovens participaram do programa Jovem Aprendiz em indústria farmacêutica ao longo de 18 anos; 35% foram efetivados e estão conquistando cargos cada vez mais altos

“Estou focado no meu doutorado”. Esses são os planos para os próximos cinco anos do analista de Assuntos Regulatórios da Prati-Donaduzzi, Luiz Henrique Dias de Oliveira, de 28 anos. Ele entrou na indústria farmacêutica localizada em Toledo (PR) em 2011, aos 16 anos, por meio de um programa de inserção de jovens no mercado de trabalho. “Minha primeira meta foi a efetivação na empresa. Por isso, dediquei-me ao máximo para aproveitar a oportunidade. No setor de Garantia de Qualidade, tive contato com o trabalho dos farmacêuticos e ali encontrei inspiração para escolher o curso no vestibular: farmácia. Agora, com a conclusão do mestrado em Ciências Farmacêuticas, não penso em parar de estudar, mas, sim, em me qualificar”, conta Luiz.

De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o segundo país com a maior proporção de jovens, com idades entre 18 e 24 anos, que não permanecem no trabalho e tampouco concluem os estudos. Mais de 36% dos brasileiros jovens se enquadram nestes dados, com o primeiro lugar ocupado pela África do Sul.

Porta aberta

O programa Jovem Aprendiz é uma porta de entrada importante para os jovens no mercado de trabalho. Muitos conseguem efetivação após os 12 meses de contrato inicial. Somente na Prati Donaduzzi, mais de 2.300 jovens foram aceitos no período de 2005 e 2023, sendo que 35% deles conseguiram ser efetivados. A empresa tem uma parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que oferece as atividades teóricas no curso de Operador de Processos Industriais, enquanto a indústria fornece a parte prática no período do contraturno.

A parte teórica tem duração de três horas de segunda a sexta, com aulas no Senai, e, posteriormente, os jovens vivenciam a parte prática na empresa durante cinco horas. “A região Oeste do Paraná tem muitos postos de trabalho disponíveis, mas falta qualificação. Com o Jovem Aprendiz, conseguimos qualificar novos profissionais e dar a oportunidade do primeiro emprego. Temos um alto índice de contratação e, mesmo quando eles não são efetivados, o curso realizado no programa de aprendizagem é uma importante contribuição para a vida profissional do jovem”, explica o gerente de Recursos Humanos da Prati- Donaduzzi, Luis Enrique Pitarello.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.