Brasil,

2º Temporada de Estágios de 2022: mais de 25 mil vagas aquecem o mercado!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauro de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

Novas oportunidades animam as empresas e os jovens em busca da primeira chance corporativa

Não há um momento certo para procurar oportunidades, principalmente para quem quer ingressar na dimensão empresarial. Entretanto, em algumas épocas do ano, essa busca fica ainda mais favorável. Nesse sentido, a 2º Temporada de Estágios de 2022 chegou para trazer boas notícias. Segundo um levantamento do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), de julho a setembro serão abertas 25,1 mil vagas para estudantes de todo o Brasil. Com isso, percebemos um crescimento de 9,1% se comparado com o mesmo período de 2021. Ou seja, a hora de conseguir um espaço no mercado é agora!

Esse aumento se deve à movimentação na economia, pois muitos contratos se encerram e as respectivas pessoas são efetivadas. Conforme uma média geral, cerca de 40% a 60% dos estagiários permanecem nos quadros fixos da organização, com carteira assinada. Afinal, corresponderam às expectativas de seus gestores. Da mesma forma, diversos indivíduos terminam o ciclo acadêmico e saem em busca de novas empreitadas. Sendo assim, é uma ótima possibilidade de renovação nas companhias.

Ao fazer uma análise temporal, em 2019, ano anterior à pandemia, foram 24,5 mil novas posições. Quando comparamos com 2018, o índice cresceu 8,9%. Já em 2020, com a chegada da Covid-19, os impactos foram sentidos diretamente no mercado de trabalho e a população jovem foi a mais afetada. Nesse sentido, os números caíram em 37,6% em relação aos de 2019. Foram abertas 15,3 mil ocupações.

A pandemia trouxe prejuízos ao país, mas revolucionou a forma de seleção e contratação. Com a adaptação ao trabalho remoto, as corporações voltaram a abrir portas. “O home office foi um alívio, conseguimos proporcionar oportunidades para inúmeras pessoas e a localização geográfica já não era mais um impedimento. Quem morava em Manaus, podia estagiar em Porto Alegre, por exemplo. Inclusive, muitas empresas viram o quanto esse modelo era proveitoso e o mantém até hoje”, expõe o presidente do Nube, Seme Arone Junior.

Com a chegada de 2021, o cenário começou a melhorar e tivemos um aumento de 50,3% na 2º Temporada de Estágios. Ou seja, 23 mil vagas. Contudo, esse alto crescimento teve como comparação um ano no qual o Brasil praticamente estava parado, em muitos setores. Com o avanço da ciência quanto à imunização contra o coronavírus, o mercado voltou a se aquecer e os negócios tiveram uma nova propulsão. De mesmo modo, a realização de rotinas corporativas on-line se mostrou como uma ótima alternativa mediante aos protocolos de segurança, permitindo soluções inéditas e recolocação de muitos profissionais. “Começou aí, a alavancagem para milhares de estagiários conseguirem uma posição no meio empresarial”, exalta Arone Junior.

Agora, nessa 2º Temporada de 2022, as circunstâncias são vantajosas para quem procura uma chance. Comparado com o ano anterior, houve um aumento de 9,1%. Logo, são 25,1 mil novas vagas, sendo 3,9 mil para quem está no ensino médio e técnico e 21,2 mil para quem estuda no ensino superior, um crescimento de 2,6% e 10,4% em relação a 2021, respectivamente. Se compararmos 2022 com 2019, ou seja, dois períodos com um cenário mais estável economicamente, estamos novamente abrindo mais espaço para os nossos alunos: é uma elevação 2,45% nas possibilidades.

Para estagiar, é necessário ter no mínimo 16 anos e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja do nível médio, técnico ou superior, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (EJA). Além disso, quem estagia tem direito a recesso remunerado, bolsa-auxílio, auxílio transporte (quando houver deslocamento), uma carga horária de até seis horas diárias e 30h semanais, seguro contra acidentes pessoais e um tempo máximo de dois anos na mesma organização.

Portanto, é possível perceber: estamos conseguindo crescer e driblar as consequências deixadas pelo isolamento social. “Por isso, quem está aspirando por uma entrevista para iniciar em uma nova função, a orientação é aproveitar esse período e focar bastante em cursos extracurriculares, para aperfeiçoar principalmente o português e as soft skills”, recomenda o presidente do Nube.

Fonte: Seme Arone Junior, presidente do Nube.
Serviço: 2º Temporada de Estágios de 2022: mais de 25 mil vagas aquecem o mercado!

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 14 mil empresas clientes, 21 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,1 milhão de estagiários e 34 mil aprendizes no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 25 milhões de mensagens multi canais e encaminhados 1,2 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,5 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.

O Nube também está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo e YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar