Processos seletivos mais simplificados auxiliam o preenchimento de vagas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas

Veridiana Barcelos, líder de Pessoas e Cultura na abler, revela que o mercado de trabalho pede soluções mais dinâmicas para a contratação de colaboradores

O mercado de trabalho está, aos poucos, deixando de sentir os impactos que foram gerados pela pandemia de Covid-19. Com isso, entrevistas e processos seletivos estão acontecendo com uma maior frequência em praticamente todo o território nacional.

No entanto, é preciso que esses processos sejam otimizados e aconteçam de uma forma mais rápida, aumentando o número de vagas que são preenchidas em um menor período de tempo.

De acordo com Veridiana Barcelos, psicóloga com pós-graduação em Gestão de Pessoas que atua na abler como líder de Pessoas e Cultura, um processo seletivo mais simples e direto pode trazer o engajamento dos candidatos. “É necessário entender quais etapas do processo são primordiais, deixando de construir vários estágios com itens que nem sempre precisam de avaliação e ganhando agilidade na seleção de um novo funcionário. É válido ter em mente que processos seletivos muito extensos cansam candidatos que, em muitos casos, desistem das exaustivas etapas e optam por realizar entrevistas em outras empresas. Enquanto em um processo mais ágil e direto, eles sentem que, de fato, existe um avanço em sua busca por um lugar no mercado de trabalho”, pontua.

A gestora afirma que a própria plataforma da abler possui diversas soluções que podem reduzir o tempo de fechamento de vagas em até 88%. “Na abertura de vagas, por exemplo, existe um processo automatizado de aprovação, no qual cada empresa vai definir o selecionador daquela vaga. Enquanto isso, na etapa de divulgação, temos uma integração com mais de 35 portais especializados em vagas de trabalho, dando a possibilidade de replicação do anúncio em todos esses veículos com apenas um clique. Durante a triagem dos principais candidatos que se adequam ao perfil desejado, o sistema define um ranking pelo cruzamento de dados dos profissionais com aquilo que foi preenchido na abertura da vaga, mostrando aqueles que teriam uma maior aderência ao perfil desejado. Além disso, o sistema oferece uma série de filtros que podem otimizar todo o processo de seleção”, relata.

Qualquer aplicação de testes pode ser realizada diretamente na plataforma da abler, facilitando procedimentos que, em muitos casos, pedem uma relação presencial. “O sistema conta com um marketplace de testes, com várias opções que vão desde testes técnicos, como de Excel, idiomas ou raciocínio lógico, até testes de perfil comportamental, que são extremamente simples para o candidato preencher e geram um relatório supercompleto para o requisitante da vaga”, revela Veridiana.

Para a psicóloga, as empresas devem mostrar o dia a dia e as opiniões de seus colaboradores em uma página de carreira em seus sites, pois isso serve como cartão de visita para os candidatos que almejam uma entrada na companhia. “Muitas vezes o candidato olha essa página de carreira para saber um pouco mais sobre aquela empresa e a sua essência. Dependendo de como isso for avaliado, pode se tornar mais atrativo e engajar esses trabalhadores”, pontua.

De acordo com a líder de Pessoas e Cultura da abler, os próprios candidatos podem trazer insights que aceleram ainda mais os processos seletivos. “Eles podem falar quais pontos não foram tão interessantes ou pertinentes durante a seleção, melhorando e trazendo uma evolução aos procedimentos em busca de trabalhadores que serão realizados pelo setor de RH no futuro”, finaliza.

Sobre Veridiana Barcelos

Psicóloga, com pós em Gestão de Pessoas, que ama trabalhar com pessoas e entende que cada ser humano é único e alinhar seus interesses pessoais e profissionais dentro das organizações é um desafio constante. Ao longo de sua trajetória de 15 anos na área de Pessoas, já atuou em consultorias de recrutamento e seleção, indústria de alimentos, grupos de educação superior, grandes nomes do varejo e nos últimos 3 anos descobriu o mundo das startups com o qual se identificou. Seu foco sempre foi atrair e reter talentos, identificar em que áreas e atividades os profissionais podem se destacar com brilho nos olhos e desenvolver suas competências. Há 1 ano e meio na abler, atua como líder do time de Pessoas & Cultura.

Sobre a abler

Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 40 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 8 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 3 milhões de profissionais cadastrados.