Brasil,

Equidade de gênero: Meep abre vagas para ampliar protagonismo feminino no setor de tecnologia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Birochi
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas

Vagas foram abertas em vários setores como estratégia para aumentar protagonismo feminino no mercado composto majoritariamente por homens

O Mês da Mulher foi apenas um pretexto para a Meep, negócio focado em soluções de consumo, levantar um debate ainda mais importante: a equidade de gênero no setor de tecnologia. A campanha “Prontas para mudar o futuro presente”, lançada há poucos dias nas plataformas da empresa, traz como mote os principais desafios encontrados pelas mulheres que atuam na Meep ao se depararem com equipes, até então, compostas predominantemente por homens. Elas aproveitam, ainda, para mudar essa realidade e convidar novas profissionais para se inscreverem no processo seletivo interno. Clique aqui para conferir as vagas disponíveis!

Para a ação, a empresa chamou mulheres da equipe para falar sobre a responsabilidade social de promover oportunidades para mulheres ocuparem cargos de liderança. Isabela Neiva foi uma das escolhidas. Formada em Ciências Aeronáuticas, desde a universidade enfrentou obstáculos para se destacar em um mercado onde homens ainda possuem mais espaço.

“Estudei tanto quanto meus colegas, tínhamos as mesmas horas de voo e o mesmo currículo quando saímos da faculdade. Mas, diferente deles, não encontrei a mesma abertura nas companhias. Foi na Meep, uma empresa de tecnologia, que achei meu lugar”, compartilha. Hoje, Isabela trabalha no Setor de Implantação, composto por 97% por homens, mas, é gerenciado por uma mulher, o que, segundo ela, faz toda a diferença no dia a dia.

Natália Monteiro foi contratada para atuar no Setor de Operações e revela que já trabalhou em empresas em que o seu gênero era um problema. “Era um ambiente muito masculino que, inclusive, privou as funcionárias de atividades dentro da empresa”. Na época, um colega que trabalhava com ela passou no processo seletivo da Meep e a indicou. Foi assim que encontrou um ambiente de trabalho mais justo.

Ao ser contratada para somar na equipe de Desenvolvimento da empresa, formada apenas por homens, a designer UX Isabela Alcântara sentiu-se intimidada. “Mas, como a Meep exalta as colaboradoras, fui acolhida por meus colegas e hoje sou muito feliz”, compartilha.

A sócia do negócio, Maria Araujo, acredita que, ao dar voz para as colaboradoras, a Meep reforça o protagonismo feminino no mundo corporativo, além de incentivar outras empresas brasileiras a fazerem o mesmo. “Quando cheguei, em 2017, contávamos com 10 profissionais e apenas eu de mulher. Cinco anos depois, somos 130 pessoas, sendo que 35% são mulheres. Já avançamos muito internamente, mas queremos melhorar essa estatística. Portanto, decidimos priorizar a contratação de novas profissionais neste novo processo seletivo”, explica Maria que também ocupa o cargo de diretora comercial na empresa de tecnologia. “Queremos chegar a, pelo menos, 50% de funcionárias”, finaliza.

Setor de tecnologia

Um estudo intitulado Woman Matter, elaborado pela MCKinsey & Company, mostra que mais de 37% dos chefes de recrutamento afirmaram que a diversidade é uma tendência no que se refere às contratações. No setor tecnológico, por exemplo, houve um crescimento de 18% no número de mulheres ocupando cargos de liderança entre 2008 e 2016, sendo que as três principais atividades que apresentam maior avanço foram designer de experiência de usuário (+67%), diretora de tecnologia (+60%) e desenvolvedora web (+40%).

“Não existe solução rápida e fácil para aumentar a presença feminina nas empresas, especialmente no setor de tecnologia. Mas, defendemos que, com ações estratégicas, foco e engajamento, iremos garantir equidade de gênero nas nossas equipes”, defende Marina Araujo, sócia da Meep.

Equidade x Igualdade

Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade de gênero trata as pessoas de acordo com a realidade e necessidades que homens e mulheres precisam.

Sobre a Meep:

A Meep nasceu em 2015 para trazer inovação na experiência do consumo, tanto para as empresas, quanto para os clientes. As soluções da Meep para as empresas envolvem autoatendimento, PDV, caixa móvel, cardápio digital, app e gestão. Há também soluções personalizadas para vários tipos de negócios, como redes e franquias, cantinas escolares, praças de alimentação, restaurantes, estádios, clubes, parques e eventos em geral. São quase 3.500 clientes (PJ), mais de 1.200 estabelecimentos, mais de 2.200 produtores de eventos e mais de 1 milhão de pessoas cadastradas no aplicativo Meep, uma espécie de assistente de lazer que traz, para o usuário, a possibilidade de escolher e acompanhar a programação do estabelecimento favorito.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar