Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Bibliotecários Comemoram Data Com Programação Mensal Para Discutir Políticas Públicas, Qualificação E Conhecimento

Os bibliotecários são fundamentais no cotidiano das bibliotecas (públicas, escolares ou particulares), centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais, editoras, provedores de internet, ONGs, clubes e associações, entre outros espaços. Mas nem sempre a quantidade de profissionais consegue atender a demanda. O número de bibliotecários brasileiros registrados nos 14 Conselhos Regionais de Biblioteconomia – quase 20 mil - não dá conta suprir a demanda gerada pela quantidade de bibliotecas em escolas no país.

Como em toda profissão, os desafios são muitos, ainda mais depois de dois anos de pandemia. Nesse sentido, o CRB-1, responsável pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, aproveita o mês dos bibliotecários para uma programação focada em prestar homenagem e debater conhecimento, qualificação, problemas e soluções para o segmento, afinal, o déficit profissional gira em torno de 178,4 mil bibliotecários. Porém, acredita-se que esse número é muito maior com a necessidade de mais de um bibliotecário por escola e nem todo bibliotecário já habilitado trabalha em escolas. A legislação estabelece que apenas profissionais registrados podem atuar em bibliotecas.

A programação terá como tema “Informação, Bibliotecas, Memória e Cidadania” e as atividades serão gerenciadas por organismos públicos e privados, ligados à Biblioteconomia e à Ciência da Informação, entre 10 a 31 de março, sendo gratuita e on-line. As entidades da região Centro-Oeste e Instituições convidadas também contribuem com a organização.

O presidente do CRB-1, Raphael da Silva Cavalcante, explica que, apesar de buscar fortalecer e homenagear o profissional, é momento de refletir sobre temas como condições de trabalho, valorização, mercado de trabalho, a importância do registro e a união da classe. “As atividades programadas são abrangentes e os nossos colegas gostarão de participar conosco e outras instituições parceiras, contribuindo com os debates”, afirma Cavalcante.

O evento de abertura será dia 10 de março, das 10 às 12h30, no Senado Federal, contando com a participação de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário Federal na discussão de políticas públicas para as bibliotecas. Após o debate, acontece um bate-papo com a escritora, vereadora pelo Recife e vencedora do Prêmio Jabuti, Cida Pedrosa. Ela abordará o tema “Bibliotecas e a urgência do presente: leitura, biblioteca e consciência cidadã”. A solenidade de abertura será transmitida ao vivo pela TV Senado e no canal da instituição no YouTube.

O foco da edição deste ano está na discussão sobre políticas públicas para o fortalecimento dos entes e ações relacionadas à área da informação. As crises econômica e sanitária impactaram sobre as grandes diferenças entre as instituições dedicadas à democratização do acesso à informação e à cultura, principalmente, as bibliotecas, museus, arquivos e centros de documentação.

“O objetivo é unir forças e conhecimento, compartilhar estratégias e encontrar soluções para a crise, divulgando as ações das instituições envolvidas, democratizando o acesso ao saber e à cultura em nosso país”, destaca o presidente do CRB-1.

Os interessados podem se inscrever em oficinas, palestras, workshops e debates sobre temas variados, como biblioteconomia, ciência da informação, literatura, leitura, informática, cultura, inclusão e cidadania. A inscrição pode ser feita pelo site https://bce.unb.br/mesbiblio2022/#1614633796477-a9100a14-7b32

O evento de abertura e a programação completa estão disponíveis na página do CRB – 1ª Região no Facebook: https://www.facebook.com/crb1regiao/, gratuitamente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo