Brasil,

Qual profissão eu quero ter?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Morato
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

Programa ensina jovens a descobrirem habilidades técnicas e comportamentais

Mentorare oferecerá jornada autoinstrucional por meio de aplicativo gamificado; Projeto-piloto recebe inscrições de mais de 2 mil jovens da rede pública

O Programa Mentorare, desenvolvido pela Fundação, acaba de ser lançado com o intuito de auxiliar jovens e adultos que estão no Ensino Médio ou que estão sem estudo e sem oportunidades de emprego (Sem-Sem) a planejar uma carreira baseada em suas habilidades técnicas e comportamentais, e seus propósitos de vida. Ainda em fase de piloto, o programa está com inscrições abertas para 2 mil vagas gratuitas até 15 de agosto pelo site www.mentorare.org.br. Solução 100% online e multiplataforma, o Mentorare faz parte de um projeto mais amplo de transformação digital do Programa Formare, que há mais de 30 anos oferece formação profissional de alta qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.

“No Mentorare, tudo é feito por meio de uma trilha gamificada voltada ao autoconhecimento e à construção de um projeto de vida, que o aluno pode fazer no seu tempo livre. Boa parte dos jovens, no momento de escolher o seu futuro profissional e pessoal, acaba se perdendo na hora de colocar no papel suas principais características técnicas e comportamentais, principalmente aqueles que não têm qualquer tipo de experiência profissional. Com o lançamento deste novo programa, milhares de pessoas poderão diminuir essa distância e saber mais sobre si mesmas, além de conhecerem mais sobre o futuro do emprego, possibilidades de profissões, tendências em carreiras e outras informações valiosas para quem pretende descobrir o mundo do trabalho”, explica Cláudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe.

Nesta primeira fase do projeto, cerca de 3.650 jovens poderão experimentar o aplicativo, por meio de quatro pilotos, viabilizados pelas parcerias com Instituto Fefig, GOYN, Unicef e o Grupo +Unidos. As inscrições abertas para 2 mil vagas fazem parte do piloto com O Instituto Fefig, e têm como público-alvo estudantes do ensino médio da rede pública de todo o Brasil.

O aplicativo conta com uma trilha de aprendizagem dedicada exclusivamente aos jovens. Lá é possível encontrar conteúdos exclusivos e desafios que conduzem os usuários em uma jornada de descobertas sobre os próprios sonhos e desejos, virtudes, fraquezas, oportunidades e barreiras, além de dicas importantes sobre o futuro do emprego.

Como resultado final do percurso, cada jovem terá o seu próprio Projeto de Vida e Trabalho construído pelo app. Este projeto é um dos pilares obrigatórios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e deve ser realizado por todos os estudantes do Ensino Médio no Brasil. Esta obrigatoriedade permitirá que o Mentorare também seja adotado gratuitamente por escolas públicas municipais e estaduais de Educação que ofereçam Ensino Médio.

“O Brasil possui 7,4 milhões de estudantes no Ensino Médio. Seus principais sonhos são fazer uma faculdade e atingir a realização profissional. Outros 10,1 milhões de jovens, com idades entre 14 e 29 anos, não estudam, nem trabalham. A principal motivação para voltar a estudar é o diploma, associado ao alcance de melhores empregos. Cerca de 70% destes 17,5 milhões de brasileiros pertencem às classes C, D e E, e contam com recursos escassos e quase nenhuma rede de apoio para identificar, elaborar e desenvolver seus Projetos de Vida e Trabalho. Diante disso, a Fundação Iochpe utilizou seus mais de 30 anos de experiência na formação presencial de jovens em situação de vulnerabilidade, pelo Programa Formare, para desenvolver o aplicativo Mentorare, uma solução inovadora, totalmente digital e capaz de abrir caminho para novas oportunidades de vida e carreira para esses 17,5 milhões de jovens no Brasil”, conclui Cláudio Anjos.

Nestes pilotos, será avaliada também a possibilidade de que profissionais atuantes em qualquer parte do Brasil ou do exterior possam atuar como “mentores” destes jovens, por meio de oito encontros a distância. Os candidatos aprovados receberão uma formação em mentoria de jovens e, após a conclusão da formação, serão indicados para auxiliar jovens cujas características tenham sinergia com o seu perfil.

Para fazer sua inscrição como aluno ou mentor e obter mais informações sobre o programa acesse: www.mentorare.org.br

Sobre a Fundação Iochpe: organização sem fins lucrativos, mantém há mais de 30 anos o Programa Formare, referência no Brasil como iniciativa social que proporciona formação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade. Mantido em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a jovens de famílias de baixa renda do ensino médio matriculados em escolas públicas . Em mais de 30 anos, por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou 24 mil jovens, dos quais mais de 80% inseridos no mercado de trabalho. Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Números Formare:

Unidades: 68 | Empresas parceiras: 47 | Jovens impactados em 2020: 1053| Educadores voluntários atuando: 2.500 | Cobertura nacional: 48 municípios em 12 Estados do Brasil | Duas unidades no México.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar