Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fundação Siemens abre oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do Programa Formare

· Inscrições para participar do processo seletivo do programa vão até a próxima quarta-feira, dia 21

· Jovens são selecionados e desenvolvidos para atuação profissional com chances reais de emprego ou estágio na Siemens, e em outras empresas do mercado

· Programa conta com a participação de apoio especializado de Educadores contratados e ação voluntária de profissionais da companhia, e graduou 130 jovens desde 2012

A Fundação Siemens dá mais um passo importante em sua missão de preencher a lacuna educacional e de capacitação profissional junto a jovens em vulnerabilidade social com a abertura de novas oportunidades dentro do Projeto Formare. Até a próxima quarta-feira, 21, estarão abertas as inscrições para a nova turma do programa, que seleciona e desenvolve os jovens para atuação profissional com chances reais de emprego ou estágio na Siemens, e em outras empresas do mercado.

Ao longo de dez meses, os jovens têm aulas de Português, Matemática, Criatividade e Inovação e Idiomas, e participam de treinamentos e atividades em diversas áreas da Siemens. Ao fim do programa, eles recebem certificados de assistentes administrativos com reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Desde 2012, o Formare já graduou 130 jovens, sendo que 49% deles permaneceram atuando na companhia.

Para se inscrever no programa, o jovem precisa ter entre 18 e 21 anos, renda per capita de até 1 salário mínimo, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio em rede pública de ensino, não ter parentesco com colaboradores da Siemens, e não ter participado do curso de aprendizagem na mesma empresa ou na mesma ocupação. O processo seletivo abrange prova, entrevista, dinâmica de grupo e visita domiciliar.

“A Fundação Siemens desempenha um papel social muito importante. A partir desse programa, os jovens traçam um plano de desenvolvimento para o mundo do trabalho, o que contribui na formação de profissionais de alto potencial para a empresa e o mercado”, afirma Lívia Ribeiro Viana, Coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Siemens. “Os selecionados atuarão na área administrativa em diferentes setores da empresa, e vão exercer o cargo de Assistente Administrativo na Indústria”, completa.

Uma das participantes do atual programa é a jovem Camila Nicolau, que se inscreveu no projeto em busca de uma oportunidade para o início da carreira profissional. Ela conta que os educadores e profissionais voluntários da Siemens têm lhe ensinado diversos assuntos relevantes para o mercado de trabalho, como: criatividade e inovação, comunicação e apoio administrativo. Ressalta também que na parte prática, tem atuado no auxílio das áreas com elaboração de propostas, atendimento aos clientes, entre outras atividades. “O Formare é focado no nosso desenvolvimento profissional de forma progressiva. Para mim, esse é um dos maiores diferenciais do programa”, ressalta a jovem.

O Projeto Formare envolve ainda funcionários que são voluntários da Siemens, por meio do Programa de Voluntariado. Entre eles está o especialista em Logística e Coordenador do Centro de Distribuição da Siemens, Alex Donizetti dos Santos, que faz parte da iniciativa desde 2017 e disponibiliza cerca de 2 horas por semana para atuar como educador e gestor dos jovens. Ele próprio teve capacitação profissional por meio de um programa de aprendizado empresarial, e sua atuação é uma forma de retribuir tudo o que aprendeu à época. “Esse tipo de programa mudou minha vida profissional e pessoal, e acredito na importância de uma iniciativa como essa para transformar a vida de um jovem”, diz ele.

Entre os benefícios de fazer parte do Programa de Voluntariado, Alex aponta o aprendizado que tem em conviver entre jovens com diferentes maneiras de pensar e agir. “Eu tenho uma equipe grande e bem diversificada com mais de 100 colaboradores na Siemens. As aulas me ajudam a entender como é o pensamento de uma geração bem diferente da minha, e isso me fortalece a ser um melhor gestor junto a esse grupo de trabalho”, comenta.

O link para se inscrever nas novas oportunidades do Projeto Formare é: http://www.avaformare.org.br/cadastro/

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, para transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica e que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica. No ano fiscal de 2020, encerrado em 30 de setembro de 2020, o Grupo Siemens gerou uma receita de €55,3 bilhões e lucro líquido de €4,2 bilhões. Em 30 de setembro de 2020, a empresa contava com aproximadamente 293 mil funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na Internet em www.siemens.com

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo