Brasil,

Startup cria “Tinder” de vagas no mercado financeiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grayce Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

Crédito Clem Onojeghuo_Unsplash Crédito Clem Onojeghuo_Unsplash

EMB Carreiras participa do processo seletivo, alinhando o perfil dos candidatos às vagas mais aderentes disponíveis em instituições financeiras

Quantas vezes escutamos histórias de pessoas que, mesmo com elevado grau de formação, não conseguem encontrar vagas compatíveis com a sua qualificação no mercado de trabalho? O martírio, que muitas vezes leva talentos promissores a buscar emprego em outras áreas de atuação, se converteu em oportunidade para a edtech Eu Me Banco.

A escola, que desde 2019 atua na formação a distância de profissionais do mercado financeiro, notou que existia uma lacuna entre candidatos certificados e contratantes dos setores bancário e de investimentos. “Este desalinhamento ficou mais evidente quando percebemos que ao mesmo tempo que o mercado alega dificuldade para encontrar profissionais qualificados, tínhamos internamente um grande banco de talentos, com especialistas em investimentos certificados por entidades como Anbima e Ancord. Chegamos à conclusão de que o que faltava era a ponte entre esses dois mundos”, conta o economista Fabio Louzada, CEO do Grupo EMB.

Com mais de 10 mil alunos nos cursos de certificações e 900 matriculados no Programa Advisor de Alta Performance (PAAP), não demorou para que as instituições financeiras buscassem contatos na edtech em busca de candidatos que se adequassem aos pré-requisitos de vagas mais estratégicas. “O movimento é mais forte no PAAP, onde além do ensino de habilidades práticas e teóricas voltadas para o mercado financeiro, existem mentorias específicas com foco em carreira e networking e encontros on-line semanais com executivos do setor. Foi assim que vimos mais de 300 alunos sendo contratados ou promovidos por bancos, corretoras e cooperativas”, explica Louzada.

Este cenário abriu portas para a criação do EMB Carreiras, liderado por Ronaldo Cerqueira, consultor especialista em carreiras no mercado financeiro, Jéssica Fioravante, especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e do Trabalho, e a mentora de carreira Heloísa da Palma Macedo Fortuna.

Cerqueira dá detalhes sobre a dinâmica do EMB Carreiras, que funciona como um Tinder de vagas no mercado financeiro. “O projeto busca ser a ponte entre a Eu Me Banco e as instituições. Nós vamos participar do processo e analisar o perfil dos nossos alunos, para identificar se faz mais sentido indicar para bancos, cooperativas ou corretoras, e quais os tipos de escritórios que melhor se adequam à formação e características de cada candidato”.

O EMB Carreiras está operando em formato trial e por enquanto é exclusivo para alunos da escola Eu Me Banco. “Vamos usar o período de testes para ampliar nossa base de gestores de RH de instituições financeiras e fazer os ajustes necessários para aperfeiçoar o método de conexão dos profissionais com o ecossistema do mercado financeiro”, ressalta o CEO Fabio Louzada.

Cases

O período de testes do EMB Carreiras vem mostrando que o método de aproximação entre talentos e vagas estratégicas em instituições financeiras é assertivo. Entre os casos recentes está o da aluna Thamires Rica, ex-cabeleireira que retornou aos estudos através do programa de formação da Eu Me Banco (PAAP), conquistou uma certificação financeira e foi contratada como advisor de investimentos no BTG Pactual.

Judson César, também aluno da escola, conseguiu o primeiro emprego no mercado financeiro, mas a porta de entrada não foi o departamento de vendas, como acontece com a maioria. Judson passou no exame da certificação CEA (Certificação Anbima de Especialistas em Investimento) e seu conhecimento avançado sobre cenário econômico, bem como a rotina intensa de estudos, rendeu uma oportunidade no BTG Pactual, onde hoje é colega de Thamires Rica como advisor de investimentos.

O projeto rendeu também bons frutos para a aluna Renata Nascimento. Ex-funcionária de bancos públicos, Renata interpretou os movimentos do mercado e entendeu que era chegada a hora de investir em capacitação para alavancar a carreira na área de investimentos. A planejadora financeira CFP ®, certificada pela Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, foi incorporada ao time de associados da XP Investimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar