Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Com a pandemia, 70% das vagas de tecnologia são remotas

Dados coletados pela Hub Talent também apontam que um em cada quatro contratados por empresas de São Paulo reside em outra cidade.

A digitalização das empresas na pandemia e o consequente aumento na procura por profissionais de tecnologia têm modificado o mercado de trabalho nesta área. Se antes quase 100% das vagas eram presenciais, atualmente, 70% das contratações são para trabalho remoto. Os dados são da consultoria de recrutamento e seleção Hub Talent e se referem ao período de março a outubro de 2020.

Esse número indica que, agora, desenvolvedores, assim como outros profissionais, passam a integrar equipes sem nunca terem entrado no escritório, já que todo o processo de seleção, integração e a rotina de trabalho acontecem no ambiente virtual.

“O home office está virando uma condição dos candidatos de tecnologia, que nos questionam no início do processo se a posição é remota. As empresas estão se adaptando a essa demanda, e vejo que muitas já enxergam o trabalho remoto não como um diferencial, mas como realidade”, afirma Victor Fazzio, Head de Tecnologia da Hub Talent.

Com o crescimento de vagas de trabalho remoto no setor de tecnologia, a oferta de profissionais capacitados também aumentou, já que empresas com sede na Grande São Paulo abriram oportunidades para talentos de outras cidades e estados. Os dados reunidos pela Hub Talent indicam que o isolamento social contribuiu para o rompimento de barreiras geográficas e para a aceleração da cultura “officeless”: 25% dos colaboradores contratados durante a pandemia, por empresas de São Paulo, residem em outras regiões.

A Via Varejo, que contratou 22 profissionais de tecnologia em setembro, optou por mantê-los em home office desde o início. “Ter profissionais trabalhando de forma remota reforça que não precisamos estar presentes fisicamente para sermos produtivos. Além disso, esta é uma oportunidade de reforçarmos algumas habilidades importantes, como a comunicação, para garantir que todos tenham as mesmas informações e direcionamento”, afirma Nathalie Sattler, Head de Atração e Seleção da Via Varejo.

De acordo com a executiva, esse modo de trabalho proporcionou a possibilidade de trazer talentos de outras regiões para a equipe. “Poder ter pessoas que representem o Brasil no nosso time de tech reforça a pluralidade do povo brasileiro e nos faz ter a certeza que estamos criando uma plataforma que seja para todos. Além disso, sabemos que há bons profissionais fora de São Paulo e que no passado não era possível acessá-los por causa da barreira geográfica. Queremos os melhores com a gente e agora temos certeza de que os alcançaremos”, diz Nathalie.

O cientista de dados Leonardo Padilha passou pelo processo de seleção virtual da Hub Talent durante a pandemia e, em setembro, entrou para a equipe da Via Varejo para trabalhar remotamente. “A experiência do recrutamento e da integração virtuais foi muito tranquila. Acredito que esse tipo processo vai se tornar cada vez mais comum”, comenta.

O profissional, que antes gastava 3 horas por dia no trânsito, afirma que o trabalho em home office foi um ponto crucial para a contratação. Leonardo mora em Sorocaba (SP), a 110 quilômetros de distância do escritório da Via Varejo, e teria que passar 4 horas por dia se deslocando entre a casa e o trabalho. “Hoje essas horas são usadas para dormir melhor, praticar atividades físicas e passar mais tempo com a minha família”, conta.

Sobre a Hub:

A Hub é uma Consultoria de Recursos Humanos que tem a missão de oferecer soluções que proporcionem a melhor experiência para os seus candidatos e clientes. Com escritórios em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, a Hub atua em busca dos melhores profissionais para os desafios de clientes de diferentes setores – tecnologia, agronegócio, bens de consumo, farmacêutica, óleo e gás etc.

O braço Hub Talent é voltado para recrutamento e seleção de executivos de média e alta gerência. Já a divisão Hub On Demand é especializada em projetos cuja complexidade é o volume de vagas - posições da base da pirâmide e grandes processos seletivos de jovens talentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo