Brasil,

Mesmo com baixa oferta, vagas temporárias são grandes oportunidades profissionais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o comércio de varejo irá contratar quase que 20% a menos na comparação com o ano passado. Para consultor, mesmo que chances de efetivação este ano sejam menores, emprego temporário é sim uma oportunidade que deve ser aproveitada ao máximo

A crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 pode fazer com que a oferta das tradicionais vagas de emprego temporário no fim de ano encolha significativamente. De acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o comércio varejista no País deverá contratar 70,7 mil trabalhadores temporários para atender ao aumento sazonal das vendas. A quantidade é 19,7% menor do que a registrada em 2019, que foi de 88 mil oportunidades.

Mas, num país com 13,8 milhões de brasileiros em busca de emprego e uma taxa de desemprego de 14,4%, a maior da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) iniciada em 2012, a possibilidade de abertura de pouco mais de 70 mil novas vagas não deixa de ser um alento.

Apesar da queda na oferta de vagas temporárias e uma proporcional diminuição das chances de efetivação, em razão do momento de incerteza da economia brasileira, o consultor empresarial e especialista em governança corporativa Marcelo Camorim afirma que o emprego temporário é sim uma oportunidade que deve ser aproveitada ao máximo. “Mesmo que as perspectivas de uma contratação efetiva sejam menores, quem busca ou quem consegue uma vaga de emprego temporário precisa encarar esta oportunidade como a mais importante de sua vida”, afirma o consultor.

Para Camorim, quem consegue um trabalho temporário não pode encarar a oportunidade como um quebra-galho ou um “bico”. “É preciso demonstrar muita disposição desde o momento da entrevista. Entender o que é e o que faz a empresa é fundamental, e então mostrar as suas habilidades que irão contribuir para a organização”, aconselha o consultor.

Segundo Marcelo, ao ser admitido numa vaga de emprego temporário, o profissional precisa manter essa disposição e ficar atendo à oportunidades que surgem neste momento. “Se seu gerente ou chefe informar que alguém precisará fazer um plantão ou trabalhar ao final de semana, se ofereça. Se ele pedir ocasionalmente para fazer um trabalho ou tarefa que seja diferente daquela para qual foi contratado, não faça cerimônias. Se for algo que você tenha capacidade de fazer e não lhe custará muito, diga que pode ajudar e ajude”, frisa o consultor.

De acordo com Marcelo Camorim, devido às incertezas econômicas para 2021, serão poucos os temporários que deverão ser efetivados, mas ele lembra que neste momento vale a máxima de que a primeira impressão é a que fica. “As empresas têm nos profissionais que são contratados temporariamente no fim de ano um importante banco de talentos. Portanto, você pode até não ser efetivado em janeiro ou em fevereiro, mas quando esta companhia precisar, daqui seis meses ou um ano, repor alguém na sua equipe ou ampliá-la, esteja certo que se você causou uma boa impressão, será lembrado”, diz Marcelo Camorim.

Segundo o consultor empresarial e especialista em governança corporativa, na maioria das vezes é o próprio temporário que compromete suas chances de ser efetivado numa empresa, com atitudes que demonstram falta de comprometimento e despreparo. Confira a seguir alguns erros comuns de quem não sabe aproveitar bem a oportunidade que é uma vaga de emprego temporário.

- Falta de pontualidade: o não cumprimento de horário já é algo que pega mal para um colaborador que é efetivo, imagina para quem está numa condição de temporário. Portanto, cumprir os horários estabelecidos pela empresa é essencial.

- Trajar-se inadequadamente: um visual desleixado que não demonstra asseio e uma boa apresentação não ajuda em vários tipos de situações, no ambiente profissional não é diferente, principalmente para quem que conquista uma vaga efetiva de trabalho. Isso, de certa forma, denota certa falta de comprometimento com o trabalho e a empresa. Em todas as funções, manter a limpeza e o alinhamento da roupa, seja ela sua ou um uniforme fornecido pela companhia, irá causar uma boa impressão em seu chefe e nos clientes da empresa.

- Não demonstrar disponibilidade: muita gente vê o emprego temporário como apenas um bico para pagar as contas e não percebe que ali pode estar uma boa chance profissional para o futuro. Portanto, se quer ser lembrado quando a empresa precisar de uma nova contratação demonstre disponibilidade total. Precisa trabalhar um pouco mais tarde, no sábado, no domingo? Se ofereça.

- Fugir dos desafios: se você é um temporário que quer mostrar suas habilidades, não fuja dos desafios. Seu chefe perguntou se você pode ajudar em outro departamento fazendo um trabalho diferente daquele para o qual foi contratado? Se for algo que você saiba fazer se ofereça, mesmo que não saiba pergunte se você pode aprender e ajudar.

- Não estabelecer contatos: muita gente esquece que qualquer trabalho, efetivo ou temporário, é sempre uma chance de fazer bons contatos e ampliar seu network. Então saiba trabalhar em equipe e seja cordial com seus colegas de trabalho, sem ser invasivo ou muito bajulador é claro, afinal você estará num ambiente de trabalho.

- Ser afobado: é natural um certo nervosismo por parte de quem consegue uma vaga de emprego temporária e quer demonstrar disposição. Mas estar sempre a disposição e querer contribuir não significa ser afobado e tomar atitudes impensadas que irão mais atrapalhar do que ajudar. Seja disponível sim, mas sempre pergunte se você pode ajudar ou não. Conheça bem a dinâmica da empresa, saiba como tudo funciona e quem é quem dentro dela, isso ajudará saber quando você efetivamente será útil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar