Facebook abre inscrições para Programa de Estágio 2021

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas

Facebook abre inscrições para Programa de Estágio 2021

Empresa busca estudantes de todo o Brasil e com experiências diversas

O Facebook abre hoje as inscrições para o Banco de Talentos do Programa de Estágio para estudantes de qualquer curso universitário em todo o Brasil, com formação prevista entre dezembro de 2021 a julho de 2022 . Os candidatos devem se inscrever até 10 de setembro pelo link e o início do programa, em 2021, deve ser remoto.

A líder da área de University Recruiting do Facebook para América Latina, Jun Almeida, explica que a empresa procura candidatos diversos, que possam contribuir com a missão da companhia de dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo. "Queremos oferecer oportunidades para que os estudantes encontrem no Facebook uma chance de se desenvolver como profissionais, assim como gerar impacto através ideias e projetos construídos por eles", afirma.

Em todo o mundo mais de 3,1 bilhões de pessoas acessam mensalmente os aplicativos da empresa - Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp - e os estagiários têm voz na companhia para contribuir de maneira significativa. Ao longo dos seis anos do programa de estágio no Brasil, mais de metade dos estagiários foram contratados pela empresa.

"No Facebook você tem autonomia desde o início para ser participativo e expor a sua opinião. Ao mesmo tempo que eu pude ser mais autêntica com questões de diversidade", conta a gerente de Vendas do Facebook no Brasil, Sandra Anjos, que passou pelo programa de estágio da empresa. "Hoje entendo o trabalho também como um ambiente que proporciona discussões para mudança de comportamento inclusive fora dele", completa.

Já Talita Rosa, também ex-estagiária e atualmente gerente de Qualidade de Dados, destaca que acha que o programa fez com que ela se sentisse mais confiante na carreira, assim como na sua vida fora do trabalho. Ela ainda destaca a importância da diversidade. "A diversidade dos funcionários é muito expressiva, eu me sinto privilegiada em poder aprender coisas com cada pessoa que me conecto dentro da empresa", conta Talita.

O Facebook procura talentos que tragam soluções criativas e que identifiquem oportunidades de melhorar processos, que saibam trabalhar em equipe e priorizar as tarefas do trabalho. Entre os benefícios oferecidos estão bolsa estágio, auxílio-moradia para todos os estagiários e auxílio-realocação para estudantes que moram ou estudam a mais de 80 km do escritório de São Paulo, seguro de vida, auxílio para atividades de bem-estar e curso de inglês online gratuito, entre outros.

Os selecionados também terão suporte para o seu desenvolvimento, com treinamentos, mentoria, eventos sociais e participarão de sessões de perguntas e respostas com executivos da empresa.

Após a seleção do banco de talentos, os estagiários serão direcionados, de acordo com suas aptidões e interesses, para áreas variadas, incluindo:

Gestão de Contas de Anunciantes

Os times comerciais do Facebook têm a missão de gerenciar e maximizar o desempenho de nossos clientes, ou seja, os anunciantes que utilizam a plataforma para publicidade.

Programa de Atendimento e Operações

Na área de Programa e Operações é possível trabalhar com o desenvolvimento de serviços e soluções para os nossos clientes, tudo de forma muito mais escalável, que resolva os problemas do cliente de hoje e evite os de amanhã.

Parcerias de Mídia

Esse time gerencia parcerias estratégicas com veículos de comunicação, pessoas públicas e criadores de conteúdo no Facebook e no Instagram, na América Latina. No dia a dia, dá consultoria a esses parceiros sobre como usar melhor os produtos de mídia (Live, Vídeo, Grupos, Stories) para obter melhores resultados com estratégias de conteúdo orgânico.

Parcerias com Comunidades

É uma área nova no Facebook e foi criada baseada na necessidade de construirmos, cultivarmos e expandirmos as comunidades no mundo. As atividades que fazem parte do dia a dia desta área são gerenciamento de parcerias auxiliando os líderes das comunidades em suas dificuldades, melhoria de processos internos, gerenciamento de projetos, entre outros.

Comunicação

Essa é a área pra quem tem pensamento crítico, gosta de atuar com comunicação para dentro e fora da empresa, relacionamento com jornalistas e mídia, construção de narrativas, gerenciamento de crises e parcerias com áreas internas.

Políticas Públicas

A área de Políticas Públicas envolve análises do ambiente político; trabalhar com órgãos políticos e organizações não governamentais em questões de privacidade e proteção de dados, proteção e segurança, propriedade intelectual, política de conteúdo e outras questões de política pública relevantes para a Internet.

Engenharia de Soluções

Uma equipe composta por engenheiros que trabalham em interface com os times de produtos, marketing e vendas com o objetivo de entender os principais desafios e oportunidades de negócio.

Engenharia de Suporte

Os engenheiros de suporte projetam e desenvolvem produtos, ferramentas e serviços para ajudar os funcionários do Facebook. A equipe analisa a tecnologia de uma perspectiva criativa e cria soluções empresariais inovadoras, centradas nas pessoas, que proporcionam experiências perfeitas para os funcionários da companhia que as utilizam.

Workplace

O Workplace é a plataforma de comunicação corporativa do Facebook e time se concentra em fornecer aos clientes e parceiros ferramentas de colaboração de negócios internos para ajudá-los a construir e escalar com mais eficácia suas próprias organizações e negócios.

Sandra Anjos - gerente de vendas e ex- estagiária

Sandra, qual a sua história? O que você estudava na faculdade?

O meu nome é Sandra, uma mulher negra, formada em Ciências contábeis. Iniciei a minha carreira profissional na área administrativa de uma empresa do segmento varejista de moda e depois de uma longa jornada, hoje atuo na área de vendas do Facebook.

Porque decidiu se inscrever no processo seletivo do Programa de Estágios do Facebook?

Na verdade eu demorei um pouco para decidir, uma vez que tinha por objetivo seguir carreira em áreas relacionadas à contabilidade. Mal sabia que tinha escritório do Facebook em São Paulo, e muito menos que eu poderia me inscrever uma vez que estava próximo a me formar num curso não relacionado a Publicidade/ Marketing.

No entanto, fui convidada para uma roda de conversa no escritório promovida pelo grupo de Black@ - um grupo interno de funcionários do Facebook formado por pessoas negras e aliadas que promovem discussões e ações sobre inclusão no mercado de trabalho, por exemplo - e conheci um pouco da cultura, o que me fez perceber que meus valores pessoais se conectavam diretamente com os do Facebook (conectar pessoas, conectar o mundo). Deixei um pouco de lado o sonho de carreira que havia desenhado para participar de um estágio que seria uma grande virada de chave pra mim.

O que diria para as pessoas que estão na dúvida sobre se inscrever no processo?

Se você gostaria de viver a experiência de estar num ambiente corporativo em que a curva de aprendizagem é acentuada e que as coisas acontecem de forma super dinâmicas, acredite em seu potencial e se inscreva.

O que mais gostou do seu tempo como estagiária?

Gostei da conexão que estabeleci com pessoas incríveis que foram grandes aliadas, de poder executar ações como uma profissional já efetivado, de saber que temos grupos que discutem questões de diversidade e inclusão, dos benefícios e facilidades, de ter contato com a liderança, entre outros.

O que você acha que mudou em você nesse período de estágio?

Eu vim de um ambiente corporativo bastante tradicional, em que tinha autonomia, mas levei um tempo para adquiri-la. No Facebook você tem autonomia desde o início para ser participativo e expor a sua opinião. Ao mesmo tempo que eu pude ser mais autêntica com questões de diversidade. Hoje entendo o trabalho também como um ambiente que proporciona discussões para mudança de comportamento inclusive fora dele.

Talita Rosa, gerente de Qualidade de Dados e ex-estagiária

Talita, qual a sua história? O que você estudava na faculdade?

Me chamo Talita, tenho 28 anos e me formei em administração de empresas. Comecei a trabalhar com 15 anos como jovem aprendiz em um hotel, aos 17 anos fui efetivada como recepcionista e após 4 anos fui promovida para assistente de projetos para o projeto da Copa do mundo de 2014 e Olimpíadas 2016. Assim que o projeto das Olimpíadas acabaram, eu decidi trancar a faculdade, pegar minhas economias e ir para Austrália aprender inglês. Fiquei um ano na Austrália e trabalhei como recepcionista de hotel, barista, faxineira e fazendo delivery de comida de bicicleta.

Quando voltei para o Brasil, eu decidi que iria tentar um estágio em alguma empresa multinacional. Quando vi o anúncio para o estágio do Facebook, nem sabia que a empresa tinha escritório no Brasil. Eu imaginei que minhas chances seriam poucas pela concorrência, mas decidi arriscar mesmo assim, eu gostei muito do primeiro formulário que preenchi porque havia muitas perguntas sócio-econômicas nas quais eu me encaixava. Quando passei na primeira fase fiquei muito surpresa e feliz, me dediquei bastante para estudar o que era necessário para cada fase a medida que iria recebendo as instruções. Deu certo! Na última etapa eu saí confiante e que tinha dado meu máximo para conseguir a vaga, e mesmo que não desse certo estava muito feliz por ter chegado até ali. Mas felizmente deu tudo certo e entrei para o estágio da turma de 2018.

O que mais gostou do seu tempo como estagiária?

Difícil escolher uma coisa só, mas o cuidado da equipe em nos proporcionar a melhor experiência era ímpar. A cultura do Facebook com certeza é algo que se destaca, eu sempre me senti muito acolhida e sabia que se precisasse de qualquer ajuda teria uma equipe toda ao meu lado. Claro que não posso deixar de mencionar meus colegas de estágio, toda a energia boa e amizade que construímos é algo que vou levar para vida toda. As festas e happy hours também são incríveis.

O que você acha que mudou em você nesse período?

Com certeza minha autoconfiança, tudo que aprendi e venho aprendendo nesses 2 anos que estou no Facebook me fazem sentir muito mais confiante sobre o meu trabalho e até mesmo na minha vida pessoal. A diversidade dos funcionários é muito expressiva, eu me sinto privilegiada em poder aprender coisas com cada pessoa que me conecto dentro da empresa. O Facebook também promove diversas ações para que os funcionários realmente se sintam pertencentes a empresa, independentemente das diferenças que cada um possui.