Brasil,

Embrapa aumenta número de vagas na reabertura do primeiro curso on-line sobre “Hortas em Pequenos Espaços”

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anelise Macedo
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

Como havia sinalizado por ocasião do lançamento do curso Hortas em Pequenos Espaços, em 13 de abril último, que teve suas oito mil vagas preenchidas em curto espaço de tempo, a Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) reabriu as inscrições nesta segunda-feira (04/05), na plataforma e-Campo (acesse aqui). A principal novidade com relação à versão anterior fica por conta do aumento do número de inscrições possíveis – dessa vez serão dez mil vagas oferecidas para os interessados em conhecer o passo a passo para produzir hortaliças em seus espaços domésticos.

Com relação à versão anterior, também foram introduzidas algumas novidades, em atendimento às sugestões de alunos, com o acréscimo de novos vídeos e mais informações técnicas. “Enriquecemos a parte do controle de pragas e doenças, ao acrescentarmos mais vídeos práticos sobre o assunto, a exemplo de como produzir caldas atóxicas para controle de fungos e insetos”, informa o analista Henrique Carvalho, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia.

Carvalho acrescenta que, nesse reforço do conteúdo, o módulo relacionado à colheita e ao consumo de hortaliças foi enriquecido com informações sobre sanitização, conservação de alimentos e, ainda, a inclusão de receitas com hortaliças, bem práticas e viáveis. “Como no anterior, este também é autoinstrucional, isto é, não há tutoria”, sublinha.

Em meio a essas pequenas melhorias, o objetivo maior permanece: oferecer o conhecimento para exercitar uma atividade que envolve os cuidados com a alimentação e a saúde - física e mental, dentro de um quadro de mudanças forçadas pelo isolamento social imposto pela pandemia. “O curso também tem o viés de tornar mais leve o cotidiano, por isso o seu formato foi construído sob a forma de módulos, que podem ser acessados no tempo e na hora mais convenientes para o aluno”, assinala.

“Com relação a outros cursos com a mesma temática já promovidos pela Unidade, o de ‘Hortas em Pequenos Espaços’ tem como diferencial o fato de ser on-line, construído na modalidade EaD (Educação a Distância), viabilizada por meio do computador e dispositivos móveis com acesso à internet. E com a vantagem de deixar as pessoas escolherem o melhor dia e horário para acessar o conteúdo, já que ficará disponível por tempo indeterminado na plataforma”.

Interesse

A ideia de disponibilizar o curso sobre Hortas em Pequenos Espaços, segundo ele, considerou o crescente interesse manifestado pelas consultas ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Hortaliças, nas quais o cultivo de hortaliças em casa está entre os mais demandados, notadamente nesses últimos meses.

“O curso vai oferecer a essas pessoas que têm solicitado informações sobre essa prática conhecimentos sobre o aproveitamento de espaços vazios de corredores, varandas, sacadas, quintais e até janelas para produzir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e que também constituem uma ótima ocupação para a mente”.

Praticidade

Dividido em quatro módulos, o curso on-line traz as informações básicas que vão auxiliar nas diferentes etapas de plantio, condução e manutenção de hortas em espaços urbanos reduzidos, com explicações sobre como interagem os diferentes fatores associados à produção de hortaliças, como solo, planta, água e luz adequados. A questão dos nutrientes presentes nas hortaliças e a sua importância para uma vida saudável também faz parte da abordagem, complementada por receitas que vão contribuir para diversificar os pratos e enriquecer as refeições.

“Cultivar temperos como salsa, coentro e cebolinha, ou folhosas como alface, rúcula e agrião não é, em resumo, privilégio de moradores da zona rural”, acentua Carvalho. “Com uma linguagem simples e direta, o curso irá mostrar que a produção e o consumo seguro de hortaliças estão ao alcance de todos”.

Dúvidas sobre o curso podem ser enviadas para o e-mail .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar