Brasil,

Automação torna processo de recrutamento e seleção mais estratégico

Por Renato Dias*

Diminuir os processos manuais é a forma para ganhar mais eficiência nas áreas de Recursos Humanos (RH) das empresas: a automação pode reduzir em até 40% o tempo gasto nos processos manuais. É o que aponta a pesquisa da Access, What’s hinderling HR success in 2019?, que entrevistou cerca de 350 líderes de RH sobre o dia a dia na área. O resultado apresenta que 55% acreditam que a automação de processos pode melhorar o funcionamento do RH.

Concordo com os entrevistados, pois noto que não só a burocratização em algumas atividades, mas também o excesso dos processos manuais, dificultam e atrasam demandas que podem ser mais dinâmicas.

Com as novas tecnologias, o setor de RH está se automatizando, atuando com ferramentas que foram desenvolvidas justamente para agir nas demandas que consomem mais tempo, como no processo de recrutamento e seleção. Estas plataformas utilizam inteligência de dados e algumas incluem um sistema de gamificação, que permite analisar o perfil comportamental do candidato, como é o caso do TAQE, plataforma que capacita e recomenda jovens ao mercado de trabalho. A triagem no processo de recrutamento e seleção, de forma gamificada como no TAQE, reduz em até 80% o tempo gasto do recrutador, por exemplo.

Investir em novas tecnologias permite benefícios como reduzir os custos operacionais na triagem de candidatos; aumentar a qualidade dos candidatos e taxa de aprovação nos processos presenciais, possibilitando redução de turnover no médio prazo; e oferecer melhor experiência de seleção ao candidato.

Vejo que para que o RH torne-se estratégico, a base será a automação. Em outras disciplinas do RH, como o processo de pagamentos, já há plataformas que auxiliam essa operação. A automação sempre partirá para otimizar e aprimorar os processos, substituindo as tarefas manuais.

* Renato Dias é Fundador e CEO do TAQE, aplicativo de empregos que capacita e recomenda profissionais para o mercado de trabalho



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS