Brasil,

No coração do Alentejo, projeto transforma aldeias de Beja em museus vivos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lisia Minelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Passeio de balão em Beja - crédito Turismo do Alentejo Passeio de balão em Beja - crédito Turismo do Alentejo

Iniciativa Aldeagar une tecnologia, turismo sustentável e patrimônio oral para valorizar a cultura e dar voz às comunidades rurais da maior região de Portugal

No coração do Alentejo, uma das regiões mais autênticas e preservadas de Portugal, o projeto Aldeagar está transformando as aldeias da cidade de Beja em verdadeiros museus vivos. Imagine caminhar pelas ruas dessas pequenas aldeias e, a cada passo, ser envolvido por histórias, memórias e tradições que ganham vida.

É isso que o projeto oferece: uma experiência única que transforma o passeio em uma verdadeira viagem pelo tempo e pela cultura local. Unindo tecnologia, turismo sustentável e patrimônio oral, o projeto dá voz às comunidades rurais e transforma cada aldeia em um museu imaterial a céu aberto, convidando visitantes a explorar, ouvir e se encantar com o Alentejo de forma inovadora.

A proposta do Aldeagar, palavra popular que remete ao ato de “vaguear sem pressa”, é valorizar o território rural alentejano e promover a descoberta cultural das 15 aldeias de Beja.

Por meio do aplicativo Aldeagar, disponível para download nas lojas Android e iOS, o visitante pode transformar sua caminhada pelas aldeias em uma experiência interativa. Ao passear pelas ruas, ele encontra painéis informativos instalados em pontos de interesse, como monumentos, praças e edifícios históricos, nos quais o turista pode descobrir informações e detalhes adicionais do local.

Para acessar essas informações, basta aproximar a câmera do celular no QR Code do painel para que a tela exiba conteúdos exclusivos: desde áudios narrados semelhantes a episódios de podcast, até vídeos e experiências em realidade aumentada, que contam as histórias e memórias do lugar. Dessa forma, cada parada se torna uma imersão no patrimônio oral e cultural das comunidades, revelando tradições de forma inovadora e envolvente.

O projeto transforma o passeio pelas aldeias em uma experiência cultural completa: os visitantes caminham, ouvem, aprendem e vivenciam tradições, enquanto as comunidades rurais ganham voz e visibilidade, tornando-se museus imateriais a céu aberto.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística do Alentejo, efetuada pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, conta com o apoio dos fundos comunitários através do Alentejo 2030, do Portugal 2030 e da União Europeia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar