Brasil,

Direitos e deveres de hóspedes e hotéis são definidos em portaria do Ministério do Turismo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Luporini
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

FOTO: Pixabay FOTO: Pixabay

Uma portaria recente do Ministério do Turismo oficializou e reafirmou algumas regras que deixam mais claros os direitos e deveres dos consumidores e dos estabelecimentos

De um lado, hóspedes têm o direito de dispensar a limpeza e arrumação dos quartos durante a hospedagem. De outro, os hotéis têm a obrigação de preservar a privacidade dos ocupantes e, ao mesmo tempo, manter as condições sanitárias e de segurança. E isso pode impactar, inclusive, em diárias mais curtas que 24 horas. Uma portaria recente do Ministério do Turismo oficializou e reafirmou algumas regras que deixam mais claros os direitos e deveres dos consumidores e dos estabelecimentos. Quem explica é a advogada Larissa Nishimura, integrante do Escritório Batistute Advogados e especialista em direito do consumidor.

“A diária continua tendo 24 horas e esse é o intervalo pelo qual deve ser cobrada a hospedagem, mas é preciso contabilizar, dentro desse tempo e no máximo até três horas, o período que os hotéis têm para higienização, arrumação e limpeza dos quartos, antes do hóspede entrar”, afirma Larissa. A portaria MTur nº 28, que entra em vigor em 16 de dezembro, estabelece que são os estabelecimentos que deverão fixar os horários de entrada e saída dos hóspedes, levando em consideração esse tempo de organização. Entretanto, conforme a advogada, os horários poderão ser flexíveis.

Larissa observa ainda que é direito do consumidor e dever do estabelecimento informar previamente sobre os horários de check-in e de check-out além do tempo previsto para limpeza e arrumação do quarto. Além disso, a portaria diz que o hóspede pode dispensar a limpeza dos quartos enquanto estiver hospedado, incluindo higienização completa da unidade habitacional, troca de roupa de cama e troca de toalhas, desde que deixe uma manifestação expressa. Entretanto, é dever do estabelecimento manter as condições sanitárias e de segurança dos demais hóspedes.

Para a advogada, a relação consumerista pressupões direitos e deveres, tanto do consumidor quanto do prestador de serviço. “Todos têm obrigações a cumprir, assim como todos têm direitos que devem ser respeitados. O importante é sempre ter bom senso. Daí é que surgem as normativas e regras, para equilibrar as relações de compra e venda, de consumo”, ressalta a especialista. De acordo com ela, quando não tiver seus direitos respeitados, o consumidor deve acionar os órgãos de proteção e, quando necessário, um advogado de sua confiança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar