Brasil,

Explorando a Europa à noite: viagem de trem de Milão a Palermo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ariane Palma
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Milano Centrale, o ponto de partida para a rota noturna. Crédito: Unsplash Milano Centrale, o ponto de partida para a rota noturna. Crédito: Unsplash

Roteiro convida viajante a desbravar a famosa costa sul italiana

A conceituada revista National Geographic recentemente divulgou uma lista imperdível: as experiências de viagem mais incríveis para se viver no mundo. Entre elas, está fazer viagens noturnas de trem pelo continente europeu, uma nova tendência frente ao crescente desestímulo de alguns governos daquele continente a viagens aéreas de curta distância e o quanto elas contribuem para a emissão de gases. A viagem de trem, além de ser mais ecologicamente sustentável, é mais prática, pois a saída e a chegada se dão no centro das cidades, é possível passar a noite no trem, dormir e chegar descansado no destino.

Inspirada por essa sugestão, a Railclick, plataforma de venda de bilhetes ferroviários da Europa, selecionou uma das rotas mais encantadoras para que você possa conhecer melhor: a que liga Milão, capital da região da Lombardia, no norte da Itália, a Palermo, capital da ilha italiana da Sicília, no extremo sul italiano.

A rota noturna

Operada pela Trenitalia, a viagem de Milão para Palermo proporciona uma experiência única que pode durar até 20 horas. O ponto de partida, a deslumbrante estação Milano Centrale, considerada uma das mais belas da Europa, oferece uma introdução memorável à rota noturna.

Ao partir da agitada Milão, os passageiros são imersos em campos e colinas enquanto o trem se dirige em direção ao seu destino. As cidades ao longo do caminho exibem uma mistura única de arquitetura moderna e histórica, refletindo a rica herança cultural italiana.

À medida que o trem segue para o sul, adentrando a paisagem da Sicília, os turistas podem apreciar a mudança gradual na topografia, com colinas cedendo lugar a vales exuberantes e, finalmente, à costa do Mar Tirreno. Durante a noite, a sensação de cruzar a paisagem italiana sob um céu estrelado é verdadeiramente mágica.

O ápice da viagem: o Estreito de Messina

O ponto alto do trajeto é o Estreito de Messina, no mar Mediterrâneo, que separa a península Itálica da ilha da Sicília. A bordo de um ferryboat, os viajantes têm a oportunidade única de desfrutar belíssimas paisagens. É uma experiência bastante cênica, com as montanhas da Calábria e da Sicília proporcionando um pano de fundo impressionante.

Um café a bordo da balsa permite que os viajantes desfrutem de bebidas e comidas enquanto curtem a vista do Estreito. Mesas estrategicamente colocadas dentro do transporte tornam o ambiente confortável para aqueles que desejam viajar com mais conforto.

A distância entre os dois pontos da travessia marítima é de aproximadamente 3 quilômetros e leva 30 minutos, mas a correnteza e as condições do mar podem variar o tempo de passagem. Mesmo assim, os ferries são operados regularmente. O cruzamento desempenha um papel importante na conectividade e na vida cotidiana das pessoas que vivem na região, além de ser uma rota popular para turistas que exploram a beleza e a história da Sicília e do continente italiano.

Classes e comodidades

A operadora oferece diferentes classes e tarifas para escolher, de acordo com o orçamento e preferências. Na opção mais acessível, que custa, em média, 430 reais (a depender da data de viagem), o passageiro irá compartilhar um quarto com beliches com outras três pessoas, além de dividirem o banheiro. As comodidades a bordo incluem café da manhã, wi-fi grátis e TV.

Para quem busca um nível superior de conforto, a classe mais cara custa por volta de 1350 reais e possui um quarto privativo com cama, garrafas de água, casa de banho exclusiva, bebidas e petiscos grátis, ar-condicionado e até mesmo serviço de despertador.

Horários e Estações

Os trens noturnos partem em vários horários. Os três principais, que irão proporcionar a experiência de explorar a Europa a noite, são: às 19:35 da Milano Centrale, com parada em Roma e chegada prevista na estação central de Palermo às 11:57 do dia seguinte; às 20:10, partindo diretamente da Milano Centrale em direção à estação central de Palermo, com previsão de chegada às 16:55; e às 22:13 da estação Milano Porta Garibaldi, passando por Nápoles e chegando à estação central de Palermo às 19h. Os horários estão sujeitos a alterações.

Conhecendo as cidades: o que não perder

Em Milão, antes de embarcar para a Sicília, aproveite para explorar a riqueza cultural e artística da cidade, visitando a imponente Catedral de Milão, a obra “A Última Ceia’, de Leonardo da Vinci, o Castelo Sforzesco, a Galeria Vittorio Emanuele e o Teatro alla Scala. Não deixe de experimentar a deliciosa culinária local, com destaque para os risotos e os tradicionais pratos de massa.

Já na capital siciliana, mergulhe na atmosfera vibrante das ruas, descobrindo seu centro histórico, igrejas, palácios e o Mercado de Ballarò, repleto de cores, sabores e aromas. Visite também a Capela Palatina, um tesouro arquitetônico que reflete a rica herança da ilha, o Teatro Massimo e as praias da cidade. Aproveite a oportunidade e prove as comidas sicilianas autênticas, como a pasta alla Norma, prato composto por macarrão e berinjela, e a cassata, um bolo preparado com queijo ricotta açucarado, pão de ló, pasta reale (pasta feita de amêndoas) e fruta cristalizada.

Preparado para conhecer a Europa durante a noite e explorar paisagens, cidades e experiências? Acesse o site da Railclick, onde você pode adquirir facilmente bilhetes para sua próxima viagem de trem. Desfrute e descubra lugares, mergulhando na cultura do velho continente.

Sobre o RailClick

Railclick é uma empresa de capital privado, parte do Grupo GlobalGSA, em colaboração com a Trenitalia, e está presente em todos os continentes.

As agências podem se cadastrar no Railclick Agências pelo site.

Sobre a Interamerican Network

Fundada em São Paulo em 1984 e com bases na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Flórida (EUA), a Interamerican Network é a agência de comunicação líder na América Latina dedicada a clientes da indústria do turismo .Especialista em marketing de destinos, aviação, hotéis & resorts e produtos turísticos em geral, a Interamerican oferece soluções estratégicas, criativas e integradas em Relações Públicas, Marketing e Digital alinhados com planejamento estratégico, inteligência de mercado e atuação local ou regional. A Interamerican faz parte de alianças globais, sendo o braço da MMGY Global na América do Sul, da APG Airlines e do Grupo GEA no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar