Brasil,

Terminal mineiro recebe, pelo segundo ano consecutivo, o reconhecimento de Aeroporto Verde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa - Bh-Airport
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi avaliado pela ACI – Airports Council International e reconhecido por práticas socioambientais

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte dá mais um passo para se consolidar como o mais sustentável do país. O terminal mineiro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Green Airport Recognition durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires, na Argentina. A reforma da Central de Água Gelada foi destaque durante o evento e recebeu também a menção honrosa como projeto sustentável nas áreas de Eficiência Energética, Reuso de Água e Custo de Manutenção.

O CEO da BH Airport, Kleber Meira, esteve presente no evento e ressalta a honra de ver o aeroporto novamente no topo mais alto quando o assunto é a sustentabilidade. “As práticas ambientais são uma realidade no aeroporto, assim como a sustentabilidade é um importante pilar estratégico. Nossa felicidade é redobrada pelo reconhecimento como Aeroporto Verde e pela menção honrosa, ambos relacionados ao projeto que se destaca por atender aos critérios estabelecidos pelo programa Green Airport 2022 da ACI-LAC”, comemora referindo-se à Reforma da Central de Água Gelada. “Ao lado da nossa acreditação de redução das emissões de carbono (nível 2 migrando para nível 3), o reconhecimento da ACI é uma prova inequívoca do nosso compromisso em construir um mundo mais verde e sustentável”, reforça.

A Conferência e Exposição Anual da Assembleia da ACI-LAC é um dos eventos de maior relevância para o mercado aeroportuário da América Latina e Caribe. Nessa edição, a conferência reuniu, de 2 a 4 de outubro, as principais lideranças e especialistas em aviação da região para fomentar o progresso da indústria em direção ao desenvolvimento sustentável e compartilhar soluções para os desafios futuros.

A redução dos impactos ambientais, a aplicação dos mais avançados recursos de inovação tecnológica e digital, os cenários da mobilidade aérea, as perspectivas de diversidade e inclusão, além das mais eficazes ferramentas de comunicação para a indústria da aviação foram pautados como temas essenciais para o desenvolvimento sustentável dos negócios aeroportuários.

Inovação do Sistema de Climatização

Um projeto ambientalmente sustentável alinhado à eficiência energética, econômica e operacional. Esse é o atual sistema de climatização do Aeroporto Internacional de BH, que passou por uma inovadora reforma e foi reconhecido como destaque durante a Conferência e Exposição Anual da Assembleia ACI-LAC 2022. As intervenções viabilizadas pelo projeto representam um ganho de eficiência do sistema de refrigeração em até 30% e uma redução do consumo de energia da Central de Água Gelada, no horário de ponta, em até 70%. O sistema também é sinônimo de economia no consumo de água, pois está ligado ao conjunto de reaproveitamento de águas pluviais, que possui uma capacidade instalada de 2.352 m3 de água da chuva, que pode ser utilizada como reposição para o sistema de climatização.

A nova infraestrutura é composta por duas Centrais de Água Gelada (CAG 1 e CAG 2), instaladas no Terminal de Passageiros 1 e Terminal de Passageiros 2, equipadas com grandes reservatórios de termoacumulação capazes de armazenar um total de 4.002.000 de litros de água gelada, para utilização nos horários de maior consumo de energia elétrica, possibilitando o desligamento de motores elétricos. A instalação de equipamentos mais eficientes, como chillers, válvulas, tubulações, quadros elétricos, compressores, motores elétricos e mantas térmicas também contribui para promover a climatização sustentável dos ambientes.

Esse sistema está ligado a outro importante projeto, implementado no Terminal de Passageiros 2, que viabiliza o reaproveitamento de águas pluviais. O volume é direcionado para reservatórios enterrados e, em seguida, para o reservatório elevado de água de reuso. “Inovamos tanto em reformar a Central de Água Gelada quanto em interligar o projeto ao sistema de captação de água da chuva, que pode ser utilizada como reposição para o sistema de climatização”, ressalta Kleber Meira. “Alcançamos uma eficiência energética referente ao consumo de energia elétrica igual a 12,5 %, o que significa um valor total de 1.419 Kw/h por ano”, assinala.

Sobre a BH Airport

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar