Um Dia no Parque: Dicas de 7 destinos protegidos que estarão abertos para visitação com atividades especiais para todos os públicos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Evanise Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

A quarta edição do evento traz atrações para toda a família com atividades e informações sobre a importância da preservação dessas áreas naturais

Mais que uma visitação em parques, o movimento “Um Dia no Parque”, iniciativa da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), da qual a Fundação Grupo Boticário faz parte, que visa à valorização das Unidades de Conservação (UCs) do país, vai além e tem como proposta incentivar o turismo de natureza proporcionando aos visitantes uma experiência incrível nesses parques. Mais do que isso, trazer conhecimento, conexão e consciência para os visitantes da importância de proteger a nossa biodiversidade e as riquezas naturais que o Brasil possui.

Para este ano o tema do projeto é “Pertencimento”. Ou seja, além da visitação nos parques, a proposta é fazer com que os visitantes se sintam pertencentes a esse universo. Afinal, somos parte da natureza e devemos, mais do que visitar as Unidades de Conservação, proteger essas áreas e incentivar o ecoturismo nessa cadeia.

Em sua quarta edição, que acontece no dia 24 de julho, o “Um Dia no Parque” conta com diversas atividades voltadas para todos os públicos.

“Após dois anos de restrições por causa da pandemia, o evento volta a ser 100% presencial. É um momento para valorizar a conexão com a natureza, incentivar o ecoturismo e sensibilizar mais pessoas sobre a importância de preservar nossas Unidades de Conservação. O contato com a natureza faz muito bem à saúde física e mental e por isso a Fundação está apoiando o movimento neste ano, pois acredita que esse contato precisa ser cada vez mais incentivado”, afirma o gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Emerson Antonio de Oliveira.

Estudo de diagnóstico

Segundo o PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cerca de 15% da superfície do planeta Terra é de áreas de proteção, de diferentes categorias. Atualmente, o Brasil possui pelo menos 3.600 UCs, incluindo as áreas públicas e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

De acordo com um estudo feito pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, nos últimos 13 anos, o turismo em áreas protegidas aumentou mais de 300%, chegando a 15 milhões de visitantes nas UCs em 2019, último ano antes da pandemia. Há, porém, uma concentração: dez unidades foram responsáveis por receber cerca de 75% das visitas. Apenas as três mais populares – Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional do Iguaçu (PR) e Área de Proteção Ambiental de Petrópolis (RJ) – respondem por quase metade (45,5%) do total de visitação, entre as 137 UCs federais que fazem esse controle.

“O turismo de natureza é uma das principais tendências para o pós-pandemia. As experiências podem ser buscadas tanto em viagens nas férias quanto em visitas nos finais de semana. Existem muitas opções acessíveis, por vezes desconhecidas da população, que podem ser muito marcantes. Dificilmente alguém terá uma grande lembrança de um dia que ficou conectado à internet, mas certamente terá muito prazer em lembrar de um dia de intenso contato com a natureza ” ressalta Oliveira.

Tem programação confirmada de “Um Dia no Parque” em todos os biomas e em todas as regiões. Veja 7 dicas de parques para visitar e suas atividades:

● Parque Estadual Alberto Löfgren - Horto Florestal (São Paulo - SP)

Horário: das 9h às 17h

1) Roteiro do Horto: passeio de 45 minutos pelos principais pontos do parque com guia contando toda sua história.

2) Roteiro das Abelhas Nativas: passeio por diversas colônias de diferentes espécies de abelhas nativas

3) Roteiro Botânico: passeio pelos destaques botânicos do Horto, com guia explicando aspectos históricos e biológicos e curiosidades.

4) Museu Florestal Octávio Vecchi: visitação ao acervo que integra arte e ciência do museu.

5) Zumba no Parque: dança livre.

● Parque Estadual Carlos Botelho (Registro – SP)

Horário: das 9h às 16h

1) Trilha acessível.

2) Observação de Muriquis e de aves,

3) Ciclorrota São Domingos,

4) trilha monitorada Cachoeira do Muriqui,

5) Ciclorrota Delfino;

6) Trilha monitorada Represa Formos.

Para realizar essas atividades é necessário agendamento por meio do deste link.

● Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela – REVISEST (Rio de Janeiro – RJ)

Horário: das 8h30 às 11h30

- Evento Vem Pedalar.

Nesse dia acontece o Passeio Ciclístico em comemoração ao programa Um Dia no Parque.

Para participar basta se inscrever no link e preencher o formulário.

Evento gratuito. Faz parte do Programa Vem Pedalar do INEA/GERVINS.

● Parque Estadual da Pedra Branca (Rio de Janeiro – RJ)

Horário: A partir das 7h30

- Trilha guiada

Os visitantes participam da trilha guiada para a Pedra do Telégrafo com paisagens incríveis. Toda a trilha será feita por Guarda Parques da Unidade de Conservação, que além do monitoramento também farão atividades como coleta de resíduos das áreas naturais.

As inscrições estão sendo feitas pelo Instagram da Trilha Transcarioca (@trilhatranscarioca), via Direct Message.

● Parque Estadual do Cocó (Fortaleza – CE)

Horário: das 8h às 12h

1) Projeto Viva o Parque

Para crianças: brincadeiras diversas, oficinas de maquiagem e pintura facial, palhaços, DJ e contador de historinhas ambientais, bem como teatro de bonecos e cama-elástica.

Para adultos: Slacklines, oficinas com plantas, oficina com resíduos sólidos, trilha guiada, massoterapia, aulas de yoga, aulas de Tai Chi Chuan, aulas de biodança, aulas de zumba, aulas de aeróbica e aulas de dança de salão.

2) Arvorismo

3) Oficina de Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão)

4) Oficina de produção de Mudas Nativas

● Floresta Nacional De Goytacazes (Serra – ES)

Horário: das 8h às 17h

1) Observação de aves. É necessário fazer inscrição pelo e-mail:

2) Passeio por trilhas pela floresta, bike e caminhada.

3) Atividade lúdica no parque infantil.

● Reserva Natural Salto Morato (Guaraqueçaba – PR)

Horário: 8h às 16h

1) Trilha do bracinho, cachoeira secreta, as inscrições podem ser feitas através do e-mail: . São 10 vagas com saída às 8h.

2) Trilha da Figueira, Trilha do Salto e Trilha das Brincadeiras. Não precisa fazer inscrição, porém é necessário realizar o agendamento na Reserva através do e-mail:

Conheça mais sobre cada uma das trilhas no site da Fundação Grupo Boticário.

3) Atividade Detox na Floresta – atividade paga e o pacote deve ser adquirido pelo link.

Essa atividade particular é uma iniciativa da Ekoway Turismo com Amanda Selivon e Alline Palla Piacenti para práticas de Yoga e meditação na floresta.

Como participar do Um Dia no Parque?

Pela página da ação na internet, os visitantes podem pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de casa em todo o país por meio de um mapa interativo e filtros.

Sobre a Coalizão Pró-UCs

A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservancy - TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 31 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.