Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Férias de julho em meio à natureza melhora a saúde, bem-estar e potencializa o aprendizado em crianças

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Evanise Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Entretenimento, sensibilização ambiental e atividades lúdicas são algumas das propostas da Trilha das Brincadeiras na Reserva Natural Salto Morato

As férias de julho estão aí e uma das melhores formas de entreter e proporcionar às crianças experiências em meio à natureza é por meio de atividades em parques. E esse tipo de atividade é bastante recomendado por médicos, psicólogos e educadores, afinal, as crianças fogem um pouco de suas rotinas quando estão em contato com a natureza. Além disso, inúmeros benefícios são agregados na saúde, bem-estar, além da redução do estresse e a motivação para novas atividades e socialização com outras crianças.

“É essencial que as crianças tenham esse contato com a natureza e os impactos da vida ao ar livre em áreas verdes são muito positivos para o desenvolvimento saudável das crianças no âmbito geral, afinal, elas gastam energia, aprendem novas habilidades e estimulam sua criatividade e sentidos, além da consciência ambiental que adquirem nesse ambiente motivado por atividades em equipe”, afirma Ginessa Lemos, coordenadora da Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário.

Trilha Infantil em Salto Morato

Conhecida como “Trilha das Brincadeiras'', ela fica dentro da Reserva Natural Salto Morato, localizada no município de Guaraqueçaba, a 172 km da capital paranaense. A trilha tem aproximadamente 500 metros e é repleta de experiências bacanas para as crianças. Nela, as crianças passam por “desafios” como cabana de madeira, túnel da cigarra, perna de pau, entre tantas outras atividades lúdicas para motivar a criançada.

A proposta da trilha é a conexão entre as crianças e a natureza, ou seja, brincar de forma livre e ao mesmo tempo fazendo com que essas crianças tenham consciência da importância das áreas naturais, aprendendo também a conviver na natureza.

A “Trilha das Brincadeiras” foi desenvolvida com interações (brincadeiras) para que as crianças possam brincar livremente, incentivando o toque, as sensações e os sentidos. Os materiais utilizados na criação dessa trilha são todos materiais naturais que seguem o conceito dos parques naturalizados, ou seja, locais de encontro e brincadeira construídos com elementos da natureza e respeitando as características naturais do local. Os brinquedos são feitos de troncos, pedras, plantas, galhos, cipós, lama, terra, etc”, conta Lemos.

No Brasil esse conceito de parque ainda é recente, essa proposta é bastante conhecida em países da Europa. A trilha é destinada para crianças de todas as idades e está aberta todos os dias. Para visitar a Reserva é necessário fazer agendamento pelo e-mail:

Benefícios do contato com a natureza para as crianças

São inúmeros os benefícios que as crianças têm quando entram em contato com a natureza, alguns deles são:

● Estimula a criatividade;

● Fortalece o sistema imunológico;

● Incentivo a prática de atividade física;

● Melhora a concentração - TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade);

● Melhora a qualidade do sono;

● Tomar sol produz a Vitamina D.

Não existe tempo ruim para estar na natureza, o importante é estar preparado para as condições de estar ao ar livre. Veja dicas para melhor aproveitar a trilha:

● Botas ou tênis resistentes com solado aderente;

● Chapéu ou boné;

● Leve água e alimentos leves, como frutas, por exemplo;

● Mochilas;

● Repelente (mesmo durante o inverno);

● Roupas confortáveis.

Um Dia no Parque

A Reserva Natural Salto Morato está participando do movimento “Um Dia no Parque”, no dia 24 de julho, com atividades abertas para toda a comunidade. Em sua quarta edição, a iniciativa da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), da qual a Fundação Grupo Boticário faz parte, conta com diversas atividades voltadas para todos os públicos.

A experiência Cachoeira Secreta é uma caminhada rústica pela Trilha do Bracinho, onde, ao final, fica a cachoeira do Bracinho, uma das mais belas da região, as inscrições podem ser feitas pelo site: https://loja-reservanaturalsaltomorato.paytour.com.br/. O número de participantes é restrito, devido às características da trilha. São 10 vagas, com saída às 8h.

Já para a Trilha da Figueira, Trilha do Salto e Trilha das Brincadeiras, não é necessário fazer inscrição, porém é necessário realizar o agendamento na Reserva pelo site https://loja-reservanaturalsaltomorato.paytour.com.br

Para participar do “Um Dia no Parque”, os visitantes podem acessar a página da ação na internet e pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de casa em todo o país por meio de um mapa interativo e filtros.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com mais de 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar