Brasil,

Empresas brasileiras buscam alternativas sustentáveis para transporte coletivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas,17/07, Viação Ouro e Prata lança Selo de Passagem Neutra, que reduz as emissões de CO² durante as viagens

Ações sustentáveis têm chamado cada vez mais atenção das empresas de todo o mundo. A preocupação em entregar um bom serviço sem causar danos irreversíveis ao meio ambiente já é uma das metas de grandes negócios como Google e Audi.

A Viação Ouro e Prata, frota de ônibus nacional e internacional, sempre pensa em novos projetos que envolvam a responsabilidade socioambiental, já que este é um dos principais valores da empresa. “Nossa trajetória é marcada pela visão sustentável ao preservar recursos naturais para trazer os melhores resultados para o meio ambiente e para as pessoas. Através destas ações, contribuímos com a redução dos impactos no meio ambiente e inspiramos outras empresas e pessoas a realizarem ações voltadas à causas sociais e sustentáveis”, explica Luana Fleck, Diretora da Ouro e Prata.

Entre as principais ações ligadas ao meio ambiente, está o plantio de árvores. No aniversário de 82 anos da empresa, foi realizada uma ação de reflorestamento em uma área de proteção ambiental onde a empresa plantou 438 árvores nativas na área de preservação permanente na escola de ensino médio JOCUM, na cidade de Gravataí/RS. O bioma escolhido foi a Mata Atlântica, que abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. Como resultado, 73.000 kg de CO² foram compensados. A ação ainda contemplou os 3 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que tem como objetivo engajar as empresas para o desenvolvimento. São eles: ODS 11 (tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis), ODS 13 (tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos), e ODS 15 (proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda).

A lavagem dos ônibus também tem um diferencial. A empresa utiliza um sistema de captação, tratamento e reutilização da água da chuva na lavagem e descarga dos ônibus – cerca de 300 mil litros de água por mês deixam de ser retiradas do meio ambiente.

Além disso, a empresa participa do Projeto Seleciclar, programa que consiste na separação seletiva, acondicionamento e destinação dos materiais recicláveis, orgânicos e metais. Na área social, a Ouro e Prata realiza doação de capas de poltrona anteriormente utilizadas nos ônibus e, também, de impressos e lonas para grupos de economia solidária que os transformam em produtos como camisetas, cobertores, bolsas, que geram renda a famílias em situação de vulnerabilidade social.

No mês da proteção às florestas (comemorado no dia 17/07), a Ouro e Prata se tornou a primeira empresa do setor rodoviário a implementar o Selo Passagem Neutra, que compensa o gás carbônico emitido nas viagens, um dos causadores das mudanças climáticas.

“A estimativa com a nova funcionalidade na compra das passagens, é que a empresa compense mais de 252.000kg de CO² equivalente até o final de 2022. O pioneirismo desta ação está em incentivar uma consciência ambiental na sociedade e estamos muito felizes em disponibilizar ao passageiro a opção de compensar o carbono da sua viagem, fazendo com que ele também faça parte da mudança junto com a gente. Isso se soma as demais ações que nós já praticamos diariamente pensando em um futuro melhor para o planeta”, ressalta Luana.

Entenda como funciona

Ao adquirir a passagem pelo site, o cliente terá a opção de neutralizar o gás carbônico emitido na viagem através de um “aceite” que estará disponível no carrinho de compras. Ao escolher a opção de neutralizar o carbono, o passageiro pagará uma taxa fixa de R$ 1,60 que será utilizada para a compensação do CO² emitido em sua viagem. Todo o valor arrecadado será revertido para projetos certificados de proteção climática e ambiental através da Eccaplan, empresa de Consultoria em Sustentabilidade, parceira para a gestão destas iniciativas.

O valor serve para apoiar projetos ambientais brasileiros certificados. Todas as iniciativas seguem padrões e normas internacionais, como: Verified Carbon Standard e ONU. O projeto apoiado pela Ouro e Prata, inicialmente, será a Fazenda Florestal Santa Maria, situada dentro da área compreendida como Amazônia Legal, ocupando 71.714 hectares de floresta nativa, no município de Colniza (MT).

Mais informações e benefícios sociais e ambientais deste projeto, podem ser encontrados em:

https://projetos.eventoneutro.com.br/projeto/projeto-florestal-santa-maria-redd

Sobre a Viação Ouro e Prata

A Ouro e Prata atua em âmbito nacional, intermunicipal (no Rio Grande do Sul), interestadual (em 10 estados brasileiros: RS, SC, PR, SP, MS, MT, TO, GO, PA e MA) e internacional, com operação na Argentina e Uruguai. Com 82 anos de história, possui uma das maiores linhas rodoviárias do Brasil, que liga Porto Alegre (RS) a Santarém (PA) com 4.002 quilômetros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar