Brasil,

Férias de julho: dicas de roteiro pelo patrimônio histórico de Curitiba

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marlise Groth Mem
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCuritiba fala sobre a importância cultural das antigas edificações e o que apreciar nas visitas

O Centro Histórico de Curitiba é palco de mais um Festival de Inverno. Até o dia 16 de julho, moradores e turistas podem conferir uma programação com muita música, arte, gastronomia, atrações circenses, cinema ao ar livre e caminhadas por roteiros históricos da capital paranaense. Os organizadores estimam que 30 mil pessoas visitem a região do Largo da Ordem até o fim do evento.

Formada em Arquitetura e Urbanismo com doutorado em Geografia, a professora do UniCuritiba, Caroline Afonso, diz que a visitação aos prédios históricos envolve todos os sentidos: da atmosfera do espaço aos materiais e decorações do lugar, além do cheiro, sons e sensações.

“Além de conhecer a história, é importante perceber como nos sentimos nestes espaços, qual a relação que as pessoas tinham e têm com aquela edificação. É um mergulho em vários aspectos, a partir dos quais podemos aprender muitas coisas.”

A preservação do patrimônio histórico das cidades mantém viva a memória coletiva e ensina sobre técnicas construtivas, relações espaciais, sociais, econômicos e estéticas e, segundo a especialista, esses elementos ajudam as pessoas a compreender melhor o seu lugar no mundo.

Roteiro para as férias de julho

Além do Festival de Inverno no Centro Histórico de Curitiba, a arquiteta e urbanista Caroline Afonso sugere que moradores e turistas aproveitem as férias escolares de julho para visitar os locais interessantes da cidade. “Temos trechos muito ricos, com edificações nas quais se pode ter uma bela leitura espacial urbana, com uma escala bastante humana, que nos transporta a épocas de outras relações das pessoas com suas cidades”, explica.

As dicas da especialista são:

· Passeio pela Rua XV de Novembro, em especial nas conexões entre as praças Osório e Tiradentes, se estendendo até a Generoso Marques. A região tem edificações de diversas épocas e estilos arquitetônicos, como o “arranha-céu” Moreira Garcez, com linhas art déco, passando pelo eclético Palácio Avenida, Biblioteca Pública do Paraná e chegando à neogótica Catedral.

· Paço Municipal, um dos mais belos exemplares ecléticos de Curitiba, muito bem preservado e com guias locais bem-preparados para receber o público.

· Centro Histórico, Largo da Ordem e praça do “Cavalo Babão” até a rua Portugal, com vários edifícios de diferentes períodos e estilos.

Cidades para conhecer

Cidade brasileiras como Ouro Preto, em Minas Gerais; São Miguel da Missões, no Rio Grande do Sul; Paraty, no Rio de Janeiro e os Centros Históricos de São Luís (MA), Salvador (BA), Olinda e Recife (PE) são exemplos de preservação do patrimônio histórico e valem uma visita.

No Paraná, além de Curitiba, as cidades de Lapa, Morretes, Paranaguá, Antonina e Castro se destacam, ainda que careçam de mais investimentos para a preservação do patrimônio histórico, avalia a professora do UniCuritiba.

Olhar especial

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país – mantém um olhar diferenciado para o patrimônio histórico da cidade. Os estudantes não apenas entendem as teorias da restauração, mas também as diferentes formas de tratamento a esses bens.

Os conteúdos envolvem a contextualização histórica das edificações, visitas e estudos sobre técnicas construtivas, composições, escala da edificação, localização, relação com a vizinhança, estado de conservação e análises de problemas como infiltrações, rachaduras e vegetações que costumam brotar nas fissuras. Os estudantes também participam de um mapeamento de danos e intervenções aos patrimônios.

“Precisamos voltar nossa atenção para as edificações históricas, que aos poucos estão diminuindo nas cidades, apesar de toda a sua importância. Esses exemplares não são valiosos apenas para os arquitetos, mas para todos os cidadãos”, diz a professora.

Projetos de extensão

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCuritiba realiza o projeto de extensão “Práticas em Arquitetura, Design de Interiores e Patrimônio”, que envolve, entre outras atividades, o Desenhando Curitiba. Nesse trabalho são feitos desenhos a partir de observações do patrimônio da cidade, com descrição da história da edificação e sugestão de roteiros para visitação.

De acordo com Caroline Afonso, há roteiros para percurso a pé, de bicicleta, de carro e de ônibus, possibilitando diferentes experiências urbanas. “Os percursos a pé e de bicicleta são particularmente atrativos porque reservam novos olhares para detalhes pouco percebidos quando passamos de carro ou ônibus. Nossa proposta é ressaltar a importância do patrimônio e criar laços, incluindo afetivos, a partir da observação e da experiência arquitetônica do espaço.”

Outro trabalho iniciado recentemente é uma pesquisa histórica sobre a Casa Sara Furquim, em Rio Branco do Sul, uma importante edificação que merece preservação. “Estamos trabalhando na investigação histórica, inserção urbana, relações afetivas dos moradores com a casa, além de um levantamento fotográfico e métrico para o mapeamento de danos. O objetivo é a criação de uma política pública municipal para o tombamento da casa e, o mais interessante, com a participação de vários dos nossos alunos.”

Para divulgar os trabalhos realizados no curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCuritiba foram criados recentemente dois perfis no Instagram: Escritório Modelo (https://instagram.com/escmm2?igshid=YmMyMTA2M2Y=) e Desenhando Curitiba (https://instagram.com/desenhando.curitiba?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar