Brasil,

Férias: “vestibulandos devem se preocupar com saúde física e mental”, afirma especialista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Scavuzzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Passada metade de 2022, estudantes ficam ansiosos para o Enem e os vestibulares; André Freitas, autor, professor e gerente de projetos pedagógicos do Sistema pH comenta sobre a importância do descanso e sugere formas alternativas de estudo

Para muitos, o mês de julho representa tranquilidade, com famílias se preparando para períodos de viagem, passeios e descanso durante o recesso escolar. Para os vestibulandos, porém, o calendário sinaliza uma contagem regressiva: seis meses já se passaram, enquanto o Enem e os vestibulares estão cada vez mais próximos.

Os últimos dois anos escolares ainda se destacam pelas consequências da pandemia, que afetou emocionalmente os estudantes e mudou a rotina em salas de aula em todo o país. “Esse cenário completo é uma bomba de ansiedade para os vestibulandos. Por isso, é muito importante um equilíbrio”, ressalta André Freitas, autor, professor e gerente de projetos pedagógicos do Sistema pH.

O Unicef avaliou o impacto da pandemia na saúde mental de brasileiros. De acordo com a pesquisa, três em cada dez jovens de 15 a 19 anos relataram sintomas de ansiedade. Por isso, levando em consideração a necessidade de autocuidado, Freitas elencou algumas atividades para colocar em prática nas férias sem sobrecarregar.

1. A diversão não é inimiga do aprendizado

Para o especialista, muitas vezes, o lazer cultural pode ser mais eficaz do que outros métodos de estudo mais monótonos frequentemente utilizados no dia a dia. “Aproveite o tempo para visitar um museu, ir ao cinema ou apreciar um show. Imagine que interessante seria aprender sobre história da arte vendo a obra ali, de perto, ou ver um cantor fazer críticas sociais contemporâneas por meio da música. Tudo isso é uma forma de estudo também”, ressalta André.

2. Livros, filmes e séries como repertório

Com uma rotina mais flexível, os estudantes podem utilizar as férias para colocar as leituras obrigatórias em dia. Mas o gerente também sugere livros que não estejam relacionados às provas, como histórias de aventura, romance, ficção, entre outros. “Ao ler, os jovens estimulam a criatividade, ampliam o vocabulário e aprendem a organizar melhor as informações de forma coesa. Tudo isso, é exigido durante uma redação, por exemplo”, pondera.

Freitas destaca que as plataformas de streaming também podem ser ótimas amigas. Filmes e séries que envolvam fatos históricos e críticas sociais são fontes alternativas para adquirir repertório histórico-cultural.

3. Saúde física e mental também fazem parte da preparação

Manter uma rotina saudável, com boa alimentação e exercícios, também faz parte da preparação para os vestibulares. “Ao negligenciar essa parte e exagerar nos estudos, os vestibulandos podem acabar chegando às vésperas da prova sem condições físicas de suportar o desafio. Isso vale para questões emocionais e mentais também”, reforça.

O especialista sugere que os jovens utilizem o tempo para organizar as matérias a longo prazo, para quando as férias acabarem, incluindo no cronograma exercícios, simulados e leituras mais densas para o futuro. “Ao invés de tentar uma rotina de revisões insustentável e frustrante, como muitos costumam fazer, o planejamento costuma ser mais eficaz. Assim, quando o estudante voltar à rotina escolar, estará pronto para seguir uma agenda organizada, sem desespero ou sensação de culpa”, finaliza.

Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – Há 10 anos no mercado, o Sistema de Ensino pH é reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM. O sistema atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular e conta com uma série de escolas parceiras, oferecendo também orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar