Brasil,

Instrumento vital de conhecimento, viajar é preciso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Eduarda Guelfi
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Edson Lopes*

As viagens impactam diretamente na construção do saber humano. Por mais que a frase anterior pareça clichê, quando falamos em viagem, na maioria das vezes logo pensamos nos efeitos que causam nos negócios, turismo e no lazer. Sim, são áreas ligadas e muito importantes para a economia dos países e até para os próprios viajantes. Porém, mesmo sabendo da relevância de todas elas, talvez nos esqueçamos de falar de uma das principais funções de viajar: a de garantir e ampliar o acesso ao conhecimento da história, cultura e culinária de uma nova região.

E este processo de conhecimento não começa apenas durante a viagem. Ele, geralmente, se inicia com uma simples busca sobre o destino nos livros, guias, revistas e até na internet. Enquanto montam o planejamento, os viajantes costumam sair em busca dos melhores roteiros a seguir, dos pontos turísticos do local e até das curiosidades que a região apresenta. Sem contar nas exposições, galerias e até construções que os turistas podem se deparar durante a viagem e com a possibilidade de encontrar muitos destes locais com o acesso gratuito.

O que pode parecer óbvio e simples, ainda segue como importante barreira à cultura e a informação e não pertence à realidade da maioria da população brasileira. Cerca de 90% dos brasileiros têm renda inferior a R$ 3,5 mil por mês e 70% ganham até dois salários. Com uma inflação acumulada de 11,73% nos últimos doze meses, turismo é um luxo acessível para menos de 10% da população. Tendo ônibus/carro e avião como principais modais de transporte de passageiros, viajar também está ainda mais inacessível. Em 2021, o óleo diesel S10 teve uma alta de 64,7%; a gasolina subiu 68,6%; o querosene de aviação teve um aumento de 77% no preço do metro cúbico. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os preços das passagens aéreas tiveram um aumento de 19,28% no ano passado. Viajar ficou ainda mais caro para uma população cada vez mais empobrecida, com o seu poder aquisitivo sendo corroído pela inflação. Na prática, podemos ter toda uma geração de brasileiros que ficará sem acesso à mobilidade, a viajar e ao conhecimento que o turismo proporciona.

Contudo, mesmo com todas as dificuldades, o setor de turismo tem se recuperado do encolhimento dos anos de pandemia, onde teve um recuo de 59% no faturamento. De acordo com dados disponibilizados pela FecomercioSP — Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo —, o turismo nacional cresceu 22,9% em janeiro deste ano em comparação com o mesmo mês de 2021. O acumulado dos últimos 12 meses é de 18,8%. Muito longe ainda da movimentação de passageiros em 2019, mas com uma perspectiva positiva – que poderia ser ainda melhor não fosse o cenário econômico degradado por conta da pressão inflacionária.

Considerando os desafios, precisamos buscar alternativas rápidas para estimular o turismo nacional e dar acesso para os 180 milhões de brasileiros que hoje estão excluídos do mercado de turismo. E uma maneira acessível está na abertura do mercado de transporte regular rodoviário intermunicipal e estadual. Desde que a ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestres passou a conceder autorizações para que novos players operassem no mercado, vimos uma diminuição no preço médio pago por km rodado nos trechos com mais competição. O argumento de que transporte é um serviço público não pode ser utilizado para garantir monopólios ou oligopólios – exatamente por ser um serviço que interessa diretamente à massa de brasileiros, é fundamental que haja mais competidores, porque é a concorrência que irá massificar a prestação de serviço e baratear custos. Ou seja, dar mais acesso para que brasileiros possam se deslocar entre nossas cidades, com preços acessíveis, estimulando o turismo e dando acesso à informação. Turismo é cultura e cultura é educação. Precisamos incluir mais e mais pessoas nesse mercado, para que possamos ter um país melhor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar