6 dicas para economizar na hora de viajar com a família

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Edson Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

Para não estourar o orçamento, o segredo é adaptação e planejamento

Com a proximidade das férias escolares, muitas famílias começam a procurar o destino para viajar com os filhos. A chegada dessa época é a mais aguardada pela criançada, visto que o período também é perfeito para programar aquele passeio com quem a gente tanto ama, a fim de aproveitar momentos de lazer e descanso.

De acordo com Gustavo Raposo, CEO da fintech Leve, focada em bem-estar financeiro, a época é propícia para aproveitar bons momentos ao lado da família, mas é preciso ter atenção quanto aos gastos. “Quando viajamos, é normal sentirmos a vontade de aproveitar ao máximo possível. Porém, saber organizar o seu orçamento e fazer boas escolhas ajuda você a viajar mais e gastar menos. E é possível ter essa realidade através de um planejamento financeiro para viagens”, afirma.

Se você quer embarcar numa viagem em família, mas ainda não planejou, Raposo listou algumas dicas importantes. Confira:

- Planeje tudo com antecedência: para quem pretende viajar sem criar dívidas, planejar com antecedência é fundamental para escolher um local que agrade a todos e caiba no bolso. Primeiro de tudo, defina quanto você pode gastar. Depois, veja quais são as opções possíveis com o seu orçamento.
- Hora de pesquisar os melhores destinos: os preços de diversos destinos podem variar muito de acordo com alguns aspectos — por exemplo, a empresa, a época do ano etc. Portanto, é interessante que você fique de olho no que cada cidade tem a oferecer e qual o seu período mais agitado. O objetivo aqui é encontrar um lugar onde a família possa relaxar e aproveitar, mas claro, pagando sempre mais barato.
- Ative os alertas de preços nos aplicativos: ficar atento às promoções de passagens aéreas pode ajudar você a economizar na viagem com a sua família. Existem aplicativos e sites que divulgam constantemente as promoções de passagens aéreas. “Para facilitar, configure os alertas de promoções nos aplicativos / plataformas informando dia e horário que pretende viajar”, diz o CEO da fintech Leve.
- Cuidado com o peso da bagagem: estar atento ao limite da bagagem é de extrema importância, visto que muitas companhias aéreas cobram para despachar as malas. Portanto, observe como funciona para as passagens que você comprou para sua família e evite taxas extras por conta de excesso de bagagem ou de peso. Geralmente, para voos domésticos, você pode levar até 10kg com você na cabine ou terá que pagar para despachar.
- Economize no transporte: uma dica importante é utilizar o transporte público local. Em algumas cidades o transporte é, inclusive, um destino turístico, como Londres ou Vancouver. Cidades turísticas costumam ter um bom sistema metroviário e rodoviário. Lembre-se de pesquisar sobre isso na hora do planejamento.
- Evite gastos extras com refeições: a gente sabe que é tentador comer fora, seja no almoço ou no jantar. Mas para quem está viajando, é preciso ter em mente que tal ação gera gastos altos, o que acaba pesando no bolso. Sendo assim, uma maneira fácil de economizar é planejar uma parada no supermercado para que você possa estocar bebidas, lanches e refeições preparadas ou adquirir seu pacote com as refeições antecipadas e pagando mais barato. Outra sugestão é, por exemplo, tomar o café da manhã no último horário do hotel, pois, com isso, você estará satisfeito na hora do almoço.

Do momento de escolher seu destino até o de separar o que vai levar, tudo isso faz parte do planejamento necessário para vivenciar bons momentos na hora de pegar a estrada com a família. Quanto mais antecipado for, mais você consegue economizar. Planejamento financeiro é um pilar principal que precisa fazer parte da sua trip e, quem sabe, uma boa oportunidade para também ensinar as crianças a lidar com o dinheiro. Pense nisso!