FOHB faz levantamento sobre práticas sustentáveis em suas redes hoteleiras

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Evi Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo

O FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) desenvolveu uma pesquisa acerca das práticas ESG (Environmental, Social and Governance) e de sustentabilidade entre as redes de hotéis associadas com o objetivo de identificar o atual momento da indústria hoteleira brasileira e como estão trabalhando esses temas.

Os resultados demonstraram um notável comprometimento das redes com investimentos e escolhas de consumo focadas no cuidado com os impactos ambientais e sociais da cadeia de negócios, dentre aquilo destacamos alguns dados.

Dentre as redes hoteleiras entrevistadas, 70% responderam que possuem uma área específica dedicada às práticas de sustentabilidade; e sobre as iniciativas de gestão dos resíduos plásticos e descartáveis, 85% declararam possuir práticas de redução dos produtos de uso único, como eliminação de canudos, garrafas plásticas e embalagens para amenities.

O resultado do estudo também mostrou que 92% das redes participantes põem em prática iniciativas de redução ou reciclagem dos resíduos produzidos pelos hotéis. Sobre o consumo diário das redes hoteleiras, 85% das entrevistadas afirmaram comprometimento com a prática em redução de desperdício de alimentos, enquanto 92% adotam medidas para redução do consumo de água e energia elétrica, como redutores de vazão de água em torneiras, chuveiros e descargas (adotada por 62% das redes), uso de lâmpadas de led (38%), painéis solares (23%) e etc. Esses últimos dados apresentam uma porcentagem relativamente baixa quando comparados aos outros indicadores, porque são ações bem específicas; tratam-se de práticas fundamentais que ainda estão evoluindo na maioria das redes participantes do estudo, mostrando que ainda existe um grande trabalho a ser desenvolvido.

Já ao serem questionados sobre diversidade e inclusão, 80% das redes afirmaram possuir diretrizes claras acerca da integração diversificada na empresa, possuindo políticas específicas voltadas aos públicos LGBTIQA+, pessoas com deficiência, equidade de gênero, refugiados e étnico-raciais.

Sobre o FOHB – O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – é uma entidade associativa sem fins lucrativos que reúne algumas das mais importantes redes hoteleiras com atuação no país. Fundado em 2002, hoje conta com 18 redes associadas, tanto nacionais, como internacionais. São 706 hotéis de redes associadas ao FOHB, que juntos totalizam mais de 109 mil unidades habitacionais (UHs). Estão presentes em 197 municípios nas 5 regiões do Brasil, gerando mais de 139 mil empregos diretos e indiretos. Em 2023, os hotéis das redes associadas ao FOHB serão 727, que totalizarão mais de 111 mil UHs.